[EXCLUSIVO] Fotógrafos divulgam fotos da escalada de Felipe Camargo na via ‘Papichulo’ (12a)

No último final de semana escalador brasileiro Felipe Gomes Camargo entrou para a história do esporte ao tornar-se o único sul-americano a encadenar uma via graduada em 9a+ francês (12a graduação brasileira). Ainda não há confirmação da existência de vídeo sobre a conquista do atleta brasileiro.

Porém quem está curioso para saber como foi os fotógrafos Vitor SchiettiRafael Streit vieram aliviar a curiosidade de escalada. Ambos divulgaram, no início desta semana. fotos inéditas da cadena histórica do brasileiro assim como de todos o grupo de escaladores que estavam com Camargo no dia da conquista.

Junto do brasileiro estavam Sasha DiGiulian e Edu Marín, entre outros escaladores.

Papichulo

Foto: Vitor Schietti

Foto: Vitor Schietti

A redação da Revista Blog de Escalada conseguiu localizar Victor Schietti para a possibilidade de publicar em primeira mão suas fotos.

O fotógrafo gentilmente disponibilizou algum material, até então inédito, para a apreciação do público.

Leia abaixo a declaração de Victor Schietti

Tive a honra de ir escalar em Oliana com Vinicius Tordero, fortíssimo escalador brasileiro (8c+ fr) e mais um grupo de três escaladores brasileiros residentes de Barcelona. Chegamos em Oliana sábado de tarde, na hora em que o sol começa a virar por cima da pedra, possibilitando a escalada na sombra. Nesse primeiro dia, no qual Felipe Camargo conseguiu a cadena da duríssima ‘Papichulo’, 9a+, eu estava em outro setor, próximo a ‘Coll de Nargo’.

Acampamos na bela região, comemos na vila de Oliana, tomamos banho nas águas geladas do rio local e às 15h estávamos de volta no setor principal. Felipe Camargo, Sasha Digiulian e Edu Marin, dentre outros escaladores, chegaram pouco depois e começaram seus projetos.

Felipinho entrou em um novo 9a+, mas uma agarra quebrou durante sua tentativa, levando a uma queda razoável, pois já estava para costurar a próxima costura. Isolou o resto da via, estudando os movimentos. Mais tarde lhe perguntei sobre a agarra quebrada, me explicou que ali era um dos crux, que costumavam usar o calcanhar, e que agora ficou mais difícil!

Sasha aqueceu numa variante da “Gorillas en la Niebla” 8b+ e conseguiu a cadena na segunda entrada do dia, sólida. Foi um espetáculo assisti-la em uma via de cerca de 50 metros, dos quais boa parte é um negativo duro, conquistando a via pouco a pouco, num ritual que durou entre 25 a 30 minutos.

Foto: Vitor Schietti

Foto: Vitor Schietti

Leia abaixo a declaração de Rafael Streit

O espanhol Edu Marin mandou ¨American Hustle¨ 8c (Fr) e o atleta brasileiro Vinicius Todero trabalhava em seu projeto ¨Mind Control¨ 8c+ (Fr).

Com o fim da temporada de Oliana se aproximando devido a chegada do quente verão catalão, os atletas se esforçam em completar seus projetos rapidamente, esperamos para ver o que vem pelas próximas semanas!

Em Oliana escala-se até o cair da noite, que nessa época do ano é por volta das 21:00.

Foto: Rafael Streit

Foyo: Rafael Streit

Foto: Vitor Schietti

Equipamento usado

O fotógrafo Vitor Schietti utilizou para suas fotos:

  • Canon 5D Mark III
  • lente 70-200mm f 2.8
  • Lente 24-70mm f 2.8.
  • ISO variou entre 400 e 800
  • Abertura entre f2.8 e f9.0
  • Velocidade de obturador entre 200 e 1000

O fotógrafo Rafael Streit utilizou o seguinte equipamento

  • Nikon D7000
  • lente 55-200mm
  • Abertura entre f. 4.0 e f5.6
  • Velocidade de obturador 250

Quem é Vitor Schietti?

Atualmente Vitor reside em Barcelona, onde ingressou em busca de novos caminhos para sua fotografia autoral e também para a prática da escalada.

Vitor Schietti iniciou na escalada e na fotografia mais ou menos ao mesmo tempo, por volta do ano 2002, quando fez intercâmbio na Nova Zelândia. De lá para cá o paixão pelo esporte e pelo ofício cresceram juntos. Uma tornou-se hobby, a outra profissão.

Ainda que não tenha especializado-se em fotografia esportiva, coleciona alguns cliques de escaladores na Serra do Cipó-MG, Itatim e São Desidério-BA, Cidade de Pedra-GO, Morro do Macaco-GO e Belchior-GO, dentre outros picos de escalada no Brasil.

Através de sua empresa, Schietti Fotografia, já atendeu clientes privados e públicos de todos tamanhos, desde marcas e empreendedores locais até o Governo Federal, a Microsoft, dentre outros. Atuou por 3 anos em um estúdio que fundou com outros dois fotógrafos candangos, o Colmeia. Já participou de dezenas de exposições fotográficas em Brasília, nos EUA, Índia, Russia, e mês de maio próximo fará parte de uma exposição coletiva na Itália, paralela à Bienal de Veneza 2017.

Para ver o ensaio completo acesse:

 https://500px.com/rafastreit

http://schiettifotografia.com/

Foto: Vitor Schietti

Foto: Vitor Schietti

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.