Avaliação barraca Falcon 2 – Nautika

33[1]A barraca da marca Nautika modelo falcon 2 tem como público alvo o campista iniciante, ou ocasional, não sendo, portanto, um produto para alta montanha.

O produto é classificado como sendo indicado para três estações.

Segundo seu fabricante tem como principais características : ser leve (1.8 kg), de fácil montagem, e possuir boa proteção para chuvas de clima tropical, e capacidade  para abrigar duas pessoas.

O testedetalhes-barraca-falcon-2[1]

A barraca falcon 2 foi testada em diversos campings com chuvas de verão (não foram temporais) e sol, tanto na serra da mantiqueira quanto em região praiana.

Foi montada sempre em terreno com grama, areia ou  terra batida, e não foi usada nenhuma vez em solo cimentado ou similares.

260_1_13469[1]A barraca NÃO foi testada também em ambientes fechados e cobertos, por não fazer sentido um teste de uma barraca nestas circunstâncias.

Durante a chuva enfrentada, não foi utilizado o uso de nenhuma lona plástica,seja acima, ou abaixo.

Foi carregada atada em mochilas cargueira e de ataque. Durante o transporte em  trilha nunca superou mais de uma hora de caminhada.

A trilha de algumas ocasiões era íngreme, e exigiu esforço físico moderado. A barraca foi montada sempre com iluminação da luz do dia, nunca à noite.

Prós

  • Leveza e compacidade
  • Facilidade de montagem
  • Impermeabilidade

Contras

  • Baixa capacidade de Ventilação
  • Baixa Estabilidade a ventos fortes
  • Qualidade dos “specs”
  • Ausência de avanço

Notas

  • Qualidade de material: 3
  • Acabamento: 3
  • Design: 3
  • Ergonomia: 3
  • Facilidade de Limpeza: 3
  • Relação Peso x volume: 4.5
  • Relação custo x benefício: 4,5
  • Nota final: 3,4 (de um total de 5.0)

Opinião

A barraca falcon 2 da marca Nautika durante as avaliações se comportou relativamente bem para uma barraca que aparenta claramente ser recomendada ao público iniciante em campismo.

Seu ponto forte é a leveza e compacidade aliado a um preço final atraente.

Para campistas eventuais provou ser a escolha mais indicada pois oferece a quem não tem hábito de acampar um produto que resolve questões básicas.

A barraca é uma boa escolha para o público que não tem a prática de camping como rotina, iniciantes em campismo, frequentadores de regiões praianas e acampamentos como “Campus Party” e “Universo Paralelo”.

barraca-nautika-avaliacao-1

A ausência de janelas de ventilação colabora para a sensação de abafamento da barraca tanto ao sol, quanto à sombra.

A qualidade de seus “specs” deveriam ser revistas, já que logo ao primeiro uso entortaram com facilidade em solo relativamente fofo.

Um outro ponto o qual o fabricante poderia investir em melhorias poderia ser a qualidade do material, que aumentaria a longevidade ao produto. A estabilidade da barraca agrada, porém aparenta ser frágil a ventos fortes (comuns na região patagônica).

Pelos resultados apresentados não parece ser indicada para regiões com clima mais instável e severo como Patagônia, Machu Pichu.

Engenheiro e Analista de Sistemas, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Foi jurado do Rio Mountain Festival e já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias.

There are 3 comments

  1. Érika Chrockatt

    Gosto muito da Falcon 2, e já acampei em lugares frios e chuvosos, deu tudo certo. O problema é ventilação, se eu dividir a barraca com outra pessoa acordo com condensação no teto, mas se eu dormir sozinha, não tenho problemas.

  2. Jaqueline

    Olá, eu tive uma boa experiência acampando com a Falcon 3. Peguei um forte temporal e a barraca resistiu bem. Não entrou água, apenas a umidade nas paredes mesmo. Me surpreendi com o produto. Acho que realmente a qualidade do material e das costuras poderia ser melhor. Att, Jaqueline.

  3. marcos gobbi

    tenho uma falcon 2 e nunca tive problema acampo em regiões de clima frio como agulhas negras serra dos orgãos e tres picos sem problemas o custo é bom e atende as necessidades de camping selvagem pois estou no esporte tanto de escalada como acampamentos severos desde 1986 já estive na patagonia realmente esta barraca não é indicada se tivesse mais cordinhs de sustentação arriscaria a dizer que seria uma opção mas com os ventos muitos fortes não é indicado grande abraço aos esportistas espero ter ajudado att Marcos

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.