A barraca da marca Nautika modelo falcon 2 tem como público alvo o campista iniciante, ou ocasional, não sendo, portanto, um produto para alta montanha.
O produto é classificado como sendo indicado para três estações.
Segundo seu fabricante tem como principais características : ser leve (1.8 kg), de fácil montagem, e possuir boa proteção para chuvas de clima tropical, e capacidade para abrigar duas pessoas.
A barraca falcon 2 foi testada em diversos campings com chuvas de verão (não foram temporais) e sol, tanto na serra da mantiqueira quanto em região praiana.
Foi montada sempre em terreno com grama, areia ou terra batida, e não foi usada nenhuma vez em solo cimentado ou similares.
A barraca NÃO foi testada também em ambientes fechados e cobertos, por não fazer sentido um teste de uma barraca nestas circunstâncias.
Durante a chuva enfrentada, não foi utilizado o uso de nenhuma lona plástica,seja acima, ou abaixo.
Foi carregada atada em mochilas cargueira e de ataque. Durante o transporte em trilha nunca superou mais de uma hora de caminhada.
A trilha de algumas ocasiões era íngreme, e exigiu esforço físico moderado. A barraca foi montada sempre com iluminação da luz do dia, nunca à noite.
Prós
- Leveza e compacidade
- Facilidade de montagem
- Impermeabilidade
Contras
- Baixa capacidade de Ventilação
- Baixa Estabilidade a ventos fortes
- Qualidade dos “specs”
- Ausência de avanço
Notas
- Qualidade de material: 3
- Acabamento: 3
- Design: 3
- Ergonomia: 3
- Facilidade de Limpeza: 3
- Relação Peso x volume: 4.5
- Relação custo x benefício: 4,5
- Nota final: 3,4 (de um total de 5.0)
Opinião
A barraca falcon 2 da marca Nautika durante as avaliações se comportou relativamente bem para uma barraca que aparenta claramente ser recomendada ao público iniciante em campismo.
Seu ponto forte é a leveza e compacidade aliado a um preço final atraente.
Para campistas eventuais provou ser a escolha mais indicada pois oferece a quem não tem hábito de acampar um produto que resolve questões básicas.
A barraca é uma boa escolha para o público que não tem a prática de camping como rotina, iniciantes em campismo, frequentadores de regiões praianas e acampamentos como “Campus Party” e “Universo Paralelo”.
A ausência de janelas de ventilação colabora para a sensação de abafamento da barraca tanto ao sol, quanto à sombra.
A qualidade de seus “specs” deveriam ser revistas, já que logo ao primeiro uso entortaram com facilidade em solo relativamente fofo.
Um outro ponto o qual o fabricante poderia investir em melhorias poderia ser a qualidade do material, que aumentaria a longevidade ao produto. A estabilidade da barraca agrada, porém aparenta ser frágil a ventos fortes (comuns na região patagônica).
Pelos resultados apresentados não parece ser indicada para regiões com clima mais instável e severo como Patagônia, Machu Pichu.

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.
Barraca muito boa, já agradeço sei a minha Falcon 2 na serra do mar, e nunca tive problemas, se melhorassem os specs e colocassem varetas de alumínios ela ficaria imbatível, e claro que o preço subiria.
Gosto muito da Falcon 2, e já acampei em lugares frios e chuvosos, deu tudo certo. O problema é ventilação, se eu dividir a barraca com outra pessoa acordo com condensação no teto, mas se eu dormir sozinha, não tenho problemas.
Olá, eu tive uma boa experiência acampando com a Falcon 3. Peguei um forte temporal e a barraca resistiu bem. Não entrou água, apenas a umidade nas paredes mesmo. Me surpreendi com o produto. Acho que realmente a qualidade do material e das costuras poderia ser melhor. Att, Jaqueline.
tenho uma falcon 2 e nunca tive problema acampo em regiões de clima frio como agulhas negras serra dos orgãos e tres picos sem problemas o custo é bom e atende as necessidades de camping selvagem pois estou no esporte tanto de escalada como acampamentos severos desde 1986 já estive na patagonia realmente esta barraca não é indicada se tivesse mais cordinhs de sustentação arriscaria a dizer que seria uma opção mas com os ventos muitos fortes não é indicado grande abraço aos esportistas espero ter ajudado att Marcos