[ATUALIZADO] Escalador sofre grave acidente em Teresópolis e tem de ser resgatado de helicóptero

Atualização 11:50

O escalador Fabrício Vieira foi resgatado com sucesso pelo Corpo de Bombeiros e transportado, por helicóptero. Seu pai Victor Antonio Vieira, deixou uma declaração no perfil do Facebook do filho afirmando que seu filho passa bem, e que não corre mais perigo além de estar lúcido. No momento Vieira está fazendo exames para detectar ferimentos em seu corpo

A íntegra da declaração pode ser lida abaixo :

Acompanhei a chegada do Fabrício no resgate de helicóptero no quartel dos bombeiros. Ele está lucido e foi estabilizado e já esta no Hospital das Clinicas de Teresópolis para fazer os exames e os médicos se certificarem de seu estado. Está falando, sente um pouco de dor na região lombar mas tem sensibilidade em todos os membros.

No mesmo perfil de Fabrício Vieira foi publicado uma foto de seu resgate.

Post Original - publicado ás 6:50

Um escalador, identificado como Fabrício de Teresópolis, sofreu uma queda enquanto realizava uma conquista de uma chaminé próximo à Agulha do Diabo, formação rochosa localizada no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Segundo informações disponibilizadas pelo Corpo de Bombeiros, uma equipe chegou a ir ao local, mas devido à dificuldade de acesso não conseguiram progredir nos procedimentos de resgate.

Uma outra equipe formada por montanhistas e brigadistas foi mobilizada no início da noite para ajudar em uma nova tentativa de resgate nesta madrugada. Para acessar o local do acidente é necessário subir o caminho conhecido como “Trilha do Sino” e realizar o acesso à Agulha do Diabo (2.050 m).

Fabrício foi levado ao local conhecido como Mirante do Inferno e aguardar o helicóptero para finalizar a operação de resgate realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro. Por conta de neblina e nuvens o helicóptero apenas aguarda condições mínimas de voo.

Não foi divulgada nenhuma informação a respeito do estado de saúde de Fabrício até o momento, porém não foi informada a ocorrência de óbito do escalador.

Sobre o Autor

Da Redação

Da Redação

Equipe da redação

There are 5 comments

  1. Victor Antonio Vieira

    Agradeço a todos os que se envolveram direta ou indiretamente nos trabalhos de resgate do meu filho, Fabricio Vieira. Desde os Amigos montanhistas, os brigadistas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, os Bombeiros de terra e os do Grupamento Aéreo, que com grande perícia fizeram o resgate em condições muito dificeis, e aos membros do Grupo Padrão Águia. O Fabricio foi operado no dia 04/11/2016, pelo competente Dr. Ari, neurocirurgião e sua equipe, no Hospital das Clínicas de Teresópolis. Foi submetido a implante de prótese de titânio na altura das vértebras L1 e L2 e D12, com sucesso. No dia 15/11 teve alta, e hoje, dia 07/01/2017, já está andando e seguindo o cronograma de fisioterapia indicado pelos médicos. A sua recuperação, analisando a altura e forma da queda, bem como as lesões sofridas, podemos classificar como milagrosa e surpreendente! Deus está agindo, e esperamos que em breve ele esteja novamente fazendo o que mais ama, estar escalando junto a seus inúmeros amigos. Muito grato a todos que oraram e nos ajudaram das mais variadas formas!

  2. Michel Moreira

    Nosso amigo Fabrício Vireira se acidentou numa trilha de acesso que eles estavam abrindo para uma nova via de escalada ontem pela manhã. a uns 300m descendo após a base da agulha do diabo, no PARNASO. É um lugar muito remoto, de difícil acesso, foram cerca de 22 horas de resgate por terra, das quais participei de mais de 12 madrugada a dentro, em um ambiente de resgate muito delicado, até alcançarmos hoje pela manhã o mirante do inferno, local onde nossa equipe com cerca de 18 escaladores e 4 bombeiros conseguimos colocá-lo na aeronave.
    Com a ajuda de Deus e a garra de toda equipe de resgate, além do apoio de muitas outras pessoas conseguimos realizar o resgate com sucesso.
    Ele está internado no HCT, onde passará por uma cirurgia amanhã pela manhã. Vamos orar pela recuperação do nosso amigo…

  3. Werner Lima

    O resgate já foi realizado e o Fabrício já está sendo examinado no Hospital das Clínicas de Teresópolis. O acidente foi ontem pela manhã quando ele e um outro escalador experiente de nossa cidade encontravam-se na trilha da Pedra de São Pedro no PARNASO. O terreno estava úmido e cedeu. O outro conseguiu se segurar em uma árvore porém o Fabrício não teve a mesma sorte e caiu de uma altura aproximada de 7 metros. As primeiras informações são de que está bem. Vamos aguardar por mais informações mas no geral ele se encontra bem, lúcido, com dores na lombar mas sem risco de vida graças a Deus!

  4. Fabiano

    Gelei na hora que li o nome Fabrício de Teresópolis. Procurei contato pelos meus amigos torcendo pra eles só falarem que não era ele.
    Infelizmente descobri que é meu amigo Fabrício mesmo.
    Estou desolado, minhas orações estão dirigidas para recuperação dele e ao Vitor.
    Infelizmente moro muito longe parar poder estar aí nesta hora tão difícil.
    Força irmão!

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.