Escalador morre após acidente na Pedra da Boca na Paraíba

O escalador paraibano Wolgrand de Melo Falcão, de 46 anos de idade, e conhecido no comunidade como “Vulcabrás”, faleceu após sofrer um acidente enquanto escalava no Parque Estadual da Pedra da Boca. O local de escalada fica no município de Araruna-PB, a 165 km da capital do estado, e é próximo à divisa com o estado do Rio Grande do Norte.

A Pedra da Boca é considerada pela comunidade como um dos principais locais do Nordeste para a prática do esporte e todos os finais de semana recebe bom número de escaladores.

Ainda não há notícias oficiais sobre as causas reais do acidente e as informações divulgadas pela imprensa ainda são conflituosas. Segundo o delegado de Solânea-PB, Luiz Gonzaga, o qual atendeu à ocorrência, uma testemunha disse que houve um erro de procedimento, possivelmente provocado por distração do escalador. Segundo a mesma testemunha o escalador “Vulcabrás” possivelmente teria errado o nó, quando posteriormente percebeu o erro segundos antes do acidente.

Entretanto todas as informações disponíveis ainda são conflituosas e parte da comunidade, ainda chocada pela perda de Wolgrand Falcão, está incrédula com o fato de que o escalador, conhecido por ser atento aos procedimentos de escalada, tenha cometido tal erro. O corpo do escalador está no IML e nenhum comunicado oficial sobre as causas do acidente foram divulgadas.

Quem era Wolgrand Falcão

“Vulcabrás” era um dos escaladores mais queridos do Nordeste e um dos maiores difusores do esporte no Brasil.

Sua biografia se confunde com a própria história da escalada nordestina. Wolgrand Falcão era considerado pela comunidade nordestina de escalada “lendario e queridíssimo” segundo uma pessoa contactada pela redação, mas que pediu para não ter o nome publicado.

Foto: http://www.pbhoje.com.br

Seu prestígio diante dos escaladores do nordeste era imenso e, por isso, era considerado das principais vozes representantes da escalada nordestina. Wolgrand Falcão era constantemente chamado para falar pelo esporte por sua liderança e por ser representante da Associação Paraibana de Escalada(APE). Falcão também fazia parte do o muro de escalada CLIMB On, considerado por muitos um dos mais importantes centros de escalada do Nordeste.

Nas redes sociais de escaladores do Nordeste todos lamentavam a morte de Wolgrand Falcão. Grande parte das pessoas procuradas não quiseram falar com a redação declarando-se “muito abalados e consternados pelo falecimento do escalador”.

À medida que mais informações forem disponibilizadas a Revista Blog de Escalada atualizará o artigo.

There is one comment

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.