Empresa espanhola cria plano de franquias de academias de escalada

A empresa espanhola Beclimb anunciou um plano de franquias para a criação de uma rede de academias de escalada. Por enquanto, pelo menos inicialmente, a empresa irá atuar prioritariamente na Espanha. Mas os próprios idealizadores da iniciativa não escondem o desejo de extender o negócio a outros países.

O primeiro ginásio, uma instalação de 600 m² em Málaga (cidade da província espanhola de Andaluzia com aproximadamente 500.000 habitantes), é considerado um sucesso de administração por estar sempre cheia e os proprietários não anunciaram nenhum déficit de orçamento.

A empresa foi fundada pelos escaladores Bernabé Fernández e Antonio Gámez há pouco mais de dois anos e em maio deste ano anunciaram a criação intenção de desenvolver “um modelo diferente de academias de escalada”.

Antonio Gámez, que já possuía sólida formação empresarial junto com seus conhecimentos de escalada, afirma que a diferença de seu modelo se baseia na adaptação das necessidades do escalador, criando um “espaço para aprender, socializar, treinar, comprar material e praticar atividades extras fora do ginásio”. A demonstração pode ser vista na academia Beclimb que destina 400 m² somente para a prática e escalada e o restante de serviços como cafeteria, loja, área de confraternização social, etc.

Parece simples, mas a qualidade de sua filosofia é apresentada em números sólidos. Somente em 2016 a academia recebeu 10.000 visitas (número 60% maior que o ano anterior). Para este ano a estimativa é que chegue a 40% em relação a 2016. O ginásio, segundo os administradores, possui um alto volume de usuários fixos além dos visitantes.

Por causa de seu crescimento, Barnabé e Antonio reconhecem que o espaço ficou pequeno. Por isso a beclimb anunciou um projeto ambicioso de uma academia que seria um dos maiores centros de treinamento da Espanha.

Pelo retorno que sua iniciativa de ampliação teve, os investidores questionaram sobre a possibilidade de levar o know-how da dupla a outras localidades. Desta maneira Bernabé Fernández e Antonio Gámez apostaram no crescimento que a escalada teve, desde que virou esporte de exibição na olimpíada de Tóquio.

Mais informações: http://www.beclimb.com

Sobre o Autor

Luciano Fernandes

Luciano Fernandes

Engenheiro e Analista de Sistemas, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha e Argentina. É totalmente dedicado ao esporte de escalada em rocha e é apaixonado em filmes Outdoor. Para aproveitar melhor esta paixão fez curso de documentário na Escola São Paulo, além dos cursos de “Linguagem Cinematográfica” e “Crítica de cinema”. Foi jurado do Rio Mountain Festival. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Espanha, Uruguai e Paraguai, Holanda, Alemanha e Canadá.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.