Como escolher um isolante térmico para camping

Erroneamente relevado a um papel secundário dentre os equipamentos de camping , os isolantes térmicos possuem grande importância para a manutenção do conforto dos campistas. Por mais eficiente que seja um saco de dormir o seu rendimento pode ser comprometido caso seja usado sem isolante térmico.

Usar saco de dormir direto no chão da barraca pode parecer “roots” e heroico, porém é um convite a passar frio. A escolha de um isolante térmico parece simples entretanto é necessário atentar a detalhes que podem fazer a prática do camping ser prazerosa ou não.

Importante salientar que colchões infláveis não entram na categoria de isolantes térmicos.ThermARest_RidgeRestSolar_445x260[1]

Um colchão inflável é pesado (vazio pesa em torno de 4 kg) e volumoso, além de demandar grande quantidade de ar para que seja armado tornando-o assim inviável para ser portado em caminhadas médias e longas.

Para quem planeja se dedicar mais seriamente à prática do camping deve abolir o uso de colchões infláveis. Parece óbvio, mas importante informar a quem não sabe que um isolante térmico deve ser usado entre o saco de dormir e o chão ,  e sua função primordial é impedir a troca de calor ente usuário e o solo.

O equipamento deve oferecer o mínimo de conforto para um sono.

Isolantes de EVA

217866[1]EVA, em português, é a sigla de Espuma Vinílica Acetinada (Ethylene Vinyl Acetate). Em teoria este material não exala cheiro e isola o corpo tanto do calor quanto do frio emanado do solo.

Possui uma “relação peso x volume” excelente de aproximadamente 0,500 kg. A espessura mínima para campings realizados em temperatura de até 0º é de 6 mm, abaixo disso provavelmente nem adjetivo de isolante o equipamento merece ter.

Para temperaturas abaixo de 0º é recomendável isolantes com espessuras a partir de 10 mm. Fique atento ao fato de que quanto maior a espessura de um EVA maior será seu peso.

No momento da compra procure sentir o odor do equipamento pois cheiro forte significa material ruim. Um isolante de EVA de qualidade deve ter o MÍNIMO de odor forte.217868[1]

A maciez do isolante pode ser aferida apertando o equipamento com os dedos no momento da compra.

Isolantes térmicos com excesso de maciez são mais suscetíveis ao desgaste em seu tempo de uso.

Algumas marcas, em geral estrangeiras, fabricam isolantes térmicos com texturas para tornar o produto mais ergonômico.

Possui como desvantagem o espaço ocupado na mochila e por isso geralmente é carregado do lado de fora dela.

Apesar de aparentar ser um material genérico não deve ser improvisado com materiais semelhantes encontrados em lojas de equipamentos plásticos ou fabricantes de sandálias.

Isolantes térmicos “Dobráveis”

da15ec83734f416a00cfd901ca937677d88d15a7_m[1]Os isolantes térmicos dobráveis são fabricados em um tipo de espuma expandida de polietileno e moldado com texturas em relevo

Possui pouco peso (0,300 kg) se comparado aos isolantes de EVA

Apesar do peso inferior ao EVA possui espessura de aproximadamente 2 cm (20 mm), e por isso fornece maior sensação de conforto do que os de EVA.

São altamente eficientes no isolamento da troca de calor e podem ser utilizados nas situações mais extremas.

O equipamento possui como desvantagem o espaço ocupado na mochila, e por isso geralmente é carregado do lado de fora dela.

Isolante infláveis

Os isolantes térmicos infláveis são uma composição de manta inflável com forramento de “espuma inteligente”.NeoAir_Beauty_lim_5x5_300dpi[1]

Sua relação peso x volume é espantosamente baixa, podendo ser inclusive carregado dentro da mochila.

Ocupa aproximadamente o equivalente a uma garrafa PET de 2 litros.

Fornece excelente isolamento de troca de calor com o solo e alta sensação de conforto ao usuário.

5674971291_a94ea127ee_z[1]Por ser um produto inflável, tem como desvantagem ser suscetível à furos em sua superfície.

Requer ainda um cuidado especial para o seu armazenamento após o uso.

Há no mercado alguns produtos genéricos fabricados na China, portanto é necessário que haja uma inspeção ao material para averiguação se em seu interior possui forramento de espuma, ou se é somente um fino colchão de ar.

Um isolante inflável somente é eficiente caso exista forramento de espuma, caso contrário é inferior até mesmo ao EVA.

Como escolher um isolante térmico para camping

therm-a-rest-z-lite-pamir[1]

Isolantes térmicos devem ser comprados pensando a médio prazo na frequência de seu uso.

Para campistas ocasionais e esporádicos, o mais indicado é a compra de um isolante de EVA devido ao seu baixo custo.

Para quem planeja acampar em locais onde há frio abaixo de -5ºC e trekkings longos em que é necessário carregar a mochila por várias horas o mais indicado são os isolantes térmicos dobráveis ou infláveis.

Para expedições de alta montanha é recomendado ainda a combinação dos dois isolantes térmicos (dobráveis e infláveis)

Para o usuário que planeja uma longa viagem de camping a qual levará vários meses, a combinação dos isolantes térmicos dobráveis e infláveis é também recomendada.

Uma boa prática de um campista responsável é o uso de equipamentos adequados e projetados para camping, portanto não improvise equipamentos genéricos para seu isolante.

Sobre o Autor

Luciano Fernandes

Luciano Fernandes

Engenheiro e Analista de Sistemas, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha e Argentina. É totalmente dedicado ao esporte de escalada em rocha e é apaixonado em filmes Outdoor. Para aproveitar melhor esta paixão fez curso de documentário na Escola São Paulo, além dos cursos de “Linguagem Cinematográfica” e “Crítica de cinema”. Foi jurado do Rio Mountain Festival. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Espanha, Uruguai e Paraguai, Holanda, Alemanha e Canadá.

There are 8 comments

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.