Avaliação Jaqueta de penas X-Light – Quechua

A jaqueta de penas X-Light da marca Quechua tem como objetivo principal oferecer aquecimento e conforto térmico aos praticantes de trekking e outras atividades de montanha. A jaqueta, que possui enchimento composto de penas e plumas de pato no torso e costas e forramento sintético (100% poliéster) nos braços, laterais e capuz. Por possuir forramento com plenas e plumas, e não com lã sintética, permite maior aquecimento com o mínimo de volume e peso próprio da jaqueta.

Pesando aproximadamente 420 gramas (que podem variar de acordo com o tamanho) promete oferecer conforto térmico -5°C e -10°C (sendo esta uma temperatura extrema).

jaqueta-x-light-quechua-2

O Teste

A jaqueta foi testada em três situações distintas em ambiente outdoor, além de ter sido utilizada em ambientes urbanos com tempo frio e ventos de velocidade mediana.

A X-Light foi testada primeiramente em um trekking de média dificuldade na Serra da Mantiqueira durante o inverno com temperaturas de 13ºC o dia e 5ºC à noite. Como não o tempo não estava chuvoso não foi necessário cobrir a jaqueta com uma jaqueta de chuva.

jaqueta-x-light-quechua-7

Foi utilizada em caminhadas em parques urbanos na cidade de São Paulo no dia de menor temperatura do ano que, na ocasião, fazia 9º durante o período da manhã. Durante este dia de testes foi realizada uma caminhada de aproximadamente 2 km para verificar a eficiência da jaqueta.

O equipamento foi utilizando ainda em uma trekking com chuva na região da Serra do Mar, ocasião a qual havia garoa fina e vento fraco.

A jaqueta foi deixada para secar sempre em local fresco e não foi lavada em máquina de lavar. Sempre que foi transportada em mochilas, em todas as ocasiões esteve junto de equipamentos de camping, escalada e trekking.

Prós

  • Compacticidade
  • Aquecimento
  • Caimento
  • Preço

Contra

  • Disponibilidade de cores
  • Acabamento

Notas

  • Qualidade de Material: 4,0 
  • Acabamento: 3,5
  • Design: 4,0
  • Ergonomia: 4,0
  • Facilidade de Limpeza: 5,0
  • Relação Peso x volume: 5,0
  • Relação custo x benefício: 4,5
  • Nota Final: 4,28

Opinião

A jaqueta de penas X-Light causou excelente impressão desde os primeiros testes. Sua versatilidade foi comprovada em todas as situações as quais foi posta à prova.

Durante caminhadas mais intensas ofereceu bom conforto térmico além de não dar nenhuma sensação de sufocamento Sua compacticidade impressionou, especialmente para montar-se uma mochila.

jaqueta-x-light-quechua-8

Quando foi testada sob frio intenso e vento, não decepcionou. Apenas quando houve uma garoa é que a jaqueta começou a dar sinais de fraqueza pois, evidentemente, é feita de plumas e penas que são suscetíveis à água e demoram a secar.

Mesmo sendo usada durante várias caminhadas não houve acúmulo de cheiro ruim. Porém após alguns dias de uso o acabamento começou a soltar fios, especialmente na região dos punhos.

jaqueta-x-light-quechua-6

Para quem está procurando um produto de qualidade e que seja bastante versátil para ser usado no inverno do Brasil a jaqueta de penas X-Light é uma escolha a se considerar. Apesar de não ter o mesmo rendimento de uma jaqueta de penas de ganso (que são mais caras, mas mais eficientes) possui bom rendimento em frios até 5ºC.

Por ter uma limitação tão grande em relação a temperaturas extremas não é indicada para quem planeja praticar atividades de alta montanha.

jaqueta-x-light-quechua-1

jaqueta-x-light-quechua-4

jaqueta-x-light-quechua-5

jaqueta-x-light-quechua-3

Engenheiro e Analista de Sistemas, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha e Argentina. É totalmente dedicado ao esporte de escalada em rocha e é apaixonado em filmes Outdoor. Para aproveitar melhor esta paixão fez curso de documentário na Escola São Paulo, além dos cursos de “Linguagem Cinematográfica” e “Crítica de cinema”. Foi jurado do Rio Mountain Festival. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Espanha, Uruguai e Paraguai, Holanda, Alemanha e Canadá.

There are 2 comments

  1. Eric

    Esculacho é saber que na frança a Decathlon vende o mesmo produto por 35 euros (aproximadamente 130 reais) e aqui por quase 280 reais…
    Sem contar que la é vendido como uma jaqueta simples (que na verdade é) e aqui uma super jaqueta de pluma top pica gold das galaxias!!

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.