Ômega 3 – Benefícos e malefícios do suplemento alimentar chave para atletas e esportistas

Se você já andou caminhando por algum corredor de supermercado, já deve ter reparado que há uma infinidade de alimentos anunciando que são enriquecidos com Ômega-3. Até mesmo ração para cães e gatos possuem este tipo de elemento adicionado.

Com tantos pontos positivos para ele, que pode ser encontrado em forma de suplemento alimentar mas também em alguns alimentos, é fundamental saber o que esperar dele quando consumi-lo. Isso porque a diferença entre uma conquista pessoal no esporte que pratica pode estar na alimentação e não somente no treino que realiza o atleta.

Onde encontrar

Os ácidos graxos Ômega-3, ou simplesmente Ômega-3, quando ingeridos auxiliam na diminuição dos níveis de triglicerídeos e colesterol ruim, e pode favorecer o aumento do colesterol bom. O Ômega-3 possui papel importante em alergias e processos inflamatórios.

Entretanto é necessário estar atento ao detalhe de que existe o “bom” Ômega-3, que são ácidos graxos de cadeia longa e “mau” (ou menos adequado) que são os ácidos graxos de cadeia curta.

omega3_5

O “bom” Ômega-3 ( ácidos graxos de cadeia longa) é encontrado nos peixes de águas profundas como, por exemplo o salmão.  O Ômega-3, considerado menos adequado, e que traz poucos benefícios para a saúde, são encontrados em óleos de soja, girassol e milho.

Porém não somente o salmão existe grande concentração de Ômega-3, apesar de ser o mais conhecido. Há vários peixes que também possuem alta concentração deste elemento:

  • Arenque – De 1,2  a 3,1 gramas a cada porção de 100 gramas
  • Atum – De 0,5 a 1,6 gramas a cada porção de 100 gramas
  • Cavala – De 1,8 a 5,1 gramas a cada porção de 100 gramas
  • Salmão – De 1 e 1,4 gramas a cada porção de 100 gramas
  • Sardinha – De 1,5 e 2,5 gramas a cada porção de 100 gramas

Repare que a concentração no Salmão é a que possui uma variação muito pequena e por isso é uma fonte mais confiável de concentração de Ômega-3.

Para quem é vegetariano há a opção de consumir o suplemento em forma de pílulas gelatinosas.

Além destes peixes citados acima as algas marinhas, sementes de linhaça, chia e nozes são as melhores fontes vegetais de Ômega 3.

Benefícios do Ômega-3

omega3_3

Que o Ômega-3 é essencial para atletas e esportistas é algo conhecido e alardeado por vários nutricionistas. A lista  de benefícios é extensa e, entre muitos outros, que beneficia atletas estão :

  • Melhora na recuperação e rendimento
  • Redução da dor muscular
  • Diminui os níveis de fadiga muscular durante e após o treino
  • Aumenta a síntese proteica
  • Promove nos músculos um maior fluxo sanguíneo
  • Auxilia na prevenção de alterações cardíacas a médio e longo prazo
  • Auxilia na perda de peso e diminuição da camada de gordura

Problemas de superdosagem de Ômega-3

omega3_2

Apesar dos benefícios do Ômega-3, não seve ser consumindo indiscriminadamente, nem sem acompanhamento nutricional. O consumo excessivo pode causar prejuízos ao organismo como :

  • Dificuldade na coagulação sanguínea
  • Desconfortos gastrointestinais

Porém ainda não existe um consenso que determine qual a dosagem exata que se deve consumir de Ômega-3 a um atleta diariamente.

Por este detalhe é que torna indispensável a consulta a um nutricionista para que ele avalie os hábitos alimentares de cada esportista para prescrever de maneira correta de consumo além da dosagem necessária.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.