Se você já andou caminhando por algum corredor de supermercado, já deve ter reparado que há uma infinidade de alimentos anunciando que são enriquecidos com Ômega-3. Até mesmo ração para cães e gatos possuem este tipo de elemento adicionado.
Com tantos pontos positivos para ele, que pode ser encontrado em forma de suplemento alimentar mas também em alguns alimentos, é fundamental saber o que esperar dele quando consumi-lo. Isso porque a diferença entre uma conquista pessoal no esporte que pratica pode estar na alimentação e não somente no treino que realiza o atleta.
Onde encontrar
Os ácidos graxos Ômega-3, ou simplesmente Ômega-3, quando ingeridos auxiliam na diminuição dos níveis de triglicerídeos e colesterol ruim, e pode favorecer o aumento do colesterol bom. O Ômega-3 possui papel importante em alergias e processos inflamatórios.
Entretanto é necessário estar atento ao detalhe de que existe o “bom” Ômega-3, que são ácidos graxos de cadeia longa e “mau” (ou menos adequado) que são os ácidos graxos de cadeia curta.
O “bom” Ômega-3 ( ácidos graxos de cadeia longa) é encontrado nos peixes de águas profundas como, por exemplo o salmão. O Ômega-3, considerado menos adequado, e que traz poucos benefícios para a saúde, são encontrados em óleos de soja, girassol e milho.
Porém não somente o salmão existe grande concentração de Ômega-3, apesar de ser o mais conhecido. Há vários peixes que também possuem alta concentração deste elemento:
- Arenque – De 1,2 a 3,1 gramas a cada porção de 100 gramas
- Atum – De 0,5 a 1,6 gramas a cada porção de 100 gramas
- Cavala – De 1,8 a 5,1 gramas a cada porção de 100 gramas
- Salmão – De 1 e 1,4 gramas a cada porção de 100 gramas
- Sardinha – De 1,5 e 2,5 gramas a cada porção de 100 gramas
Repare que a concentração no Salmão é a que possui uma variação muito pequena e por isso é uma fonte mais confiável de concentração de Ômega-3.
Para quem é vegetariano há a opção de consumir o suplemento em forma de pílulas gelatinosas.
Além destes peixes citados acima as algas marinhas, sementes de linhaça, chia e nozes são as melhores fontes vegetais de Ômega 3.
Benefícios do Ômega-3
Que o Ômega-3 é essencial para atletas e esportistas é algo conhecido e alardeado por vários nutricionistas. A lista de benefícios é extensa e, entre muitos outros, que beneficia atletas estão :
- Melhora na recuperação e rendimento
- Redução da dor muscular
- Diminui os níveis de fadiga muscular durante e após o treino
- Aumenta a síntese proteica
- Promove nos músculos um maior fluxo sanguíneo
- Auxilia na prevenção de alterações cardíacas a médio e longo prazo
- Auxilia na perda de peso e diminuição da camada de gordura
Problemas de superdosagem de Ômega-3
Apesar dos benefícios do Ômega-3, não seve ser consumindo indiscriminadamente, nem sem acompanhamento nutricional. O consumo excessivo pode causar prejuízos ao organismo como :
- Dificuldade na coagulação sanguínea
- Desconfortos gastrointestinais
Porém ainda não existe um consenso que determine qual a dosagem exata que se deve consumir de Ômega-3 a um atleta diariamente.
Por este detalhe é que torna indispensável a consulta a um nutricionista para que ele avalie os hábitos alimentares de cada esportista para prescrever de maneira correta de consumo além da dosagem necessária.