Avaliação da lâmpada Tent Megalite – Guepardo

A lâmpada Tent Megalite da marca Guepardo tem como objetivo oferecer praticidade ao campista promovendo uma iluminação razoável dentro da barraca.

Segundo o seu fabricante possui como principais características ser resistente a quedas e choques mecânicos de baixa e média intensidade, além de ser resistente à chuva.

O Teste

tent-megalite-guepardo-4A lâmpada Tent Megalite foi testada em campings em situações e ambientes bastante distintos.

O produto foi testado em um camping na região próxima à cidade de Mendoza, na Argentina, sendo testada tanto dentro como fora da barraca.

Para realização de preparação de comida foi utilizada como iluminação auxiliar, e nunca como a fonte primordial de luz.

Foi utilizada ainda em um camping selvagem na pré-cordilheira dos Andes, na região de Vallencitos na Argentina, a 2.400 metros acima do nível do mar, em tempo bom e com chuva e frio no exterior da barraca.

Foi utilizada ainda como fonte de iluminação auxiliar em mesa em uma confraternização de campistas na no período noturno para que fosse evitada a presença de mosquitos atraídos por luz comum.

O equipamento foi carregando sempre dentro da mochila, junto a outros equipamentos de camping e de escalada, não recebendo nenhum tratamento diferenciado.

tent-megalite-guepardo-9

A lâmpada foi usada em um total de 10 noites por um período de 4 a 6 horas por noite, preferencialmente dentro da barraca.

Foi utilizada apenas uma pilha para o carregamento da Tent Megalite

Prós

  • Praticidade
  • Intensidade de iluminação
  • Baixo peso
  • Robustez

Contra

  • Utilização e pilhas alcalinas
  • Ausência de opção de ser recarregável por porta USB

Notas

  • Qualidade de material : 4.5 
  • Acabamento : 4.5 
  • Design : 3.5 
  • Relação Peso x volume: 4 
  • Relação custo x benefício: 4.0  
  • Nota final: 4.2 

Opinião

A lâmpada tent megalite teve uma excelente performance em todos os testes realizados com o equipamento, impressionante positivamente pela sua praticidade.tent-megalite-guepardo-1

Sua leveza e volume ocupado na mochila a torna um item interessante a se ter nos equipamentos necessários da mochila de todo campista.

Mesmo sendo utilizada em iluminação secundaria na preparação de comidas, que não é seu uso final, agradou bastante pela sua iluminação.

Um ponto que poderia ser aprimorado em futuras atualizações de projeto é a questão da utilização de pilhas alcalinas (que não são vendidas junto com a lâmpada), não tendo ainda opção de ser recarrecada por meio de uma porta USB.

A opção de ser recarregável tornaria o produto mais ecologicamente correto, além de diminuir o peso do equipamento.

A potência de iluminação de 80 lumens é agradavel, porém e fosse mais potente ampliaria os tipos de uso que o equipamento .

O formato de uma lâmpada fluorescente é ineteressante para a comunicação visual, e poderia também ser estudado um outro formato, para que seja mais prático ao se guardar na mochila, de geometria retangular, como as lâmpadas de baixo consumo.

Em termos gerais a lâmpada de LED megalite teve uma performance acima do esperado, mostrando-se um elemento interessante em travessias que exigem camping como trekking na Serra dos Órgãos ou Serra Fina.

Pela sua simplicidade e facilidade de uso é indicado a todos os níveis de praticantes de atividades outdoor.

tent-megalite-guepardo-7

tent-megalite-guepardo-3

tent-megalite-guepardo-5

tent-megalite-guepardo-6

tent-megalite-guepardo-2

tent-megalite-guepardo-5

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Foi jurado do Rio Mountain Festival e já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.