A tendinite e o escalador – Tudo o que o leigo precisa saber e ninguém te contou

O escalador é um ser fanático que não se da conta de que se meteu em um esporte que independe do tanto que se possa ser incrível, é o mais anti-fisiológico no que tange ao respeito de certas partes do corpo. Em especial as mãos. Recordemos que a mão é o que nos separa nossos amigos animais e que permite, entre outras coisas, que nos desenvolvamos como seres humanos criadores de artefatos.

Pendurar-se em um reglete de meia falange não é algo comum do cotidiano do resto da humanidade, apesar de sermos descendentes de primadas que viviam em árvores. Mas pendurar-se em um galho é muito diferente do que fazer uma barra usando o mindinho.

Tendinite de Escalador

Foto: http://grosirricalinu.com/

Por isso a tendinite é uma reação quase normal, se é que podemos chamar assim, pelo uso indevido de nossos tendões. Se pensarmos bem, pendurar em cordas que não tem mais que 3 mm de diâmetro (o diâmetro de nossos tendões) não podemos considerar que é um ato muito inteligente, assim como pendurar de um cordelete.

Neste artigo vamos referenciar superficialmente o gênero da tendinite, tratando de não fazer muito uso de termos técnicos e medicinais, pois para isso já existe uma grande quantidade de informação na internet disponível para leitura. Esta fonte de informação somente entende quem é médico ou fisioterapeuta.

Tendinite para leigos

A tendinite pode ser aguda ou crônica e como seu nome já deixa evidente é uma situação nova no tempo (mesmo que seja repetitiva) na qual se o primeiro tipo (aguda) não for tratada pode transformar-se na segunda (crônica). Uma tendinite crônica é de difícil tratamento podendo até mesmo condenar o tendão à debilidade permanente.

O melhor exemplo, provavelmente o mais comum, é a famosa e indesejada tendinite na mão e/ou dedos, a qual descreveremos da maneira mais simples que se possa estar preparados no caso de que ela se apresente.

Sintoma 1: Dor – Mesmo que pareça óbvio, é difícil de entender como uma grande quantidade de escaladores esquecem, ou até mesmo ignoram este sintoma. A dor é localizada e aparece desde a metade dos dedos até a palma da mão. Podendo ainda espalhar-se pelo pulso e antebraço. Recomenda-se, neste caso, aumentar o repouso e alongamento.

É importante saber que a dor de um tendão é o evento final de uma tendinite. Explico: Na escalada a grande maioria das tendinites são pelo uso ruim dos tendões que, silenciosamente, vão se micro inflamando caso não estejam preparados. Mas quando chega finalmente à inflamação propriamente dita, é nesse momento que a dor se faz presente. Não se importar com ela, ou até mesmo pensar que não é grave, é uma péssima decisão. Se está sentindo dor, não hesite em ir ao médico ou, no mínimo, pare de escalar imediatamente.

Sintoma 2: Impotência articular – A sensação de não poder mover os dedos é quase sempre secundario à sensação de dor, a qual é muito difícil que alguém perceba. 

Sintoma 3: Inflamação ou inchaço – Este é o sintoma que tando se fala nos livros de medicina e internet. Isso porque perceber a inflamação aguda de um tendão de 3 mm de espessura não é muito fácil.

Tendinite de escalador

Foto: http://noelhenley.com

Finalizando: A dor é o maior aviso de tendinite, não a ignore. Se possível tenha até medo como se tivesse visto o diabo.

Tradução autorizada de: http://rocanbolt.com

banner-rocanbolt

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.