Quais os efeitos de comer alimentos ultraprocessados para quem pratica exercícios?

Existem alguns efeitos em comer alimentos ultraprocessados, isso não é novidade.

Portanto, pensando naqueles que fazem atividades físicas regularmente, trazemos abaixo dicas para não perder os benefícios de seu esforço ao suar a camisa.

Efeitos de comer alimentos ultraprocessados

No início de uma nova dieta e rotina de exercícios, é normal cometer alguns deslizes. Embora você possa pensar que comer ultraprocessados ​​e fast food e malhar podem se anular, geralmente é um pouco mais complicado do que isso.

Uma boa dica é evitar comer alimentos ricos em gordura, açúcar e carboidratos refinados, pois estes podem afetar seu desempenho no exercício drenando sua energia, prejudicando seu metabolismo, contribuindo para o ganho de peso e aumentando o risco de outras doenças crônicas.

Alimentos ultraprocessados: fast food

Uma dieta de consumo crônico de fast food vem com uma série de efeitos nocivos à saúde, variando de um risco aumentado de doença cardíaca a diabete e obesidade.

Um estudo publicado na Environmental Health Perspectives em outubro de 2016 mostrou que alimentos processados ​​podem aumentar a exposição de uma pessoa a produtos químicos nocivos, como ftalatos e bisfenol A (BPA).

Tudo isso, mais o vínculo bem estabelecido com doenças crônicas como doenças cardiovasculares, diabete tipo 2 e até mesmo câncer, colocam o fast food na caixa de proibições absolutas ao embarcar em um estilo de vida saudável e em uma rotina de exercícios.

Alimentos processados ​​podem ajudar

Surpreendentemente, alguns especialistas argumentam que o fast food pode ajudar atletas de elite, restaurando suas reservas esgotadas de energia e glicose após um treino. Após se exercitar ou levantar pesos, seus músculos usam os estoques de glicogênio para fornecer energia para completar o trabalho duro.

Diante disso, no final de um treino, seus estoques de glicogênio estarão mais baixos, exigindo que você se alimente com carboidratos saudáveis ​​ou bebidas esportivas com eletrólitos.

Dessa forma, o fast food pode parecer a última opção para restaurar suas reservas de energia após um bom treino. No entanto, um pequeno estudo com 11 participantes publicado na edição de outubro de 2015 do International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism descobriu que os efeitos do consumo de fast food eram semelhantes aos dos suplementos esportivos isoenergéticos para restaurar o glicogênio após o treino.

Mas não se engane, pois fast food como pós-treino é indicado para os atletas de elite. Eles fazem parte de uma pequena fração da população que pode se beneficiar do consumo de fast foods ricos em açúcar ou carboidratos após uma sessão de treinamento intensivo de várias horas.

Para o resto da população média (sedentária ou que se exercita moderadamente cerca de meia hora por dia, cinco dias por semana), os alimentos ultraprocessados ​​provavelmente não beneficiarão seus treinos ou recuperação. Na verdade, podem te fazer engordar.

Outro ponto para te desmotivar a comer fast food é que os alimentos ultraprocessados ​​podem drenar sua energia durante o exercício, em vez de reabastecê-la. Um estudo com animais realizado na UCLA descobriu que comer muito fast food causa desempenho prejudicado nas tarefas e falta de motivação, e não o contrário.

Calorias Vazias, Baixa Nutrição

Consumir proteína suficiente ou carboidratos complexos saudáveis ​​(como batata-doce, pães integrais ou aveia integral) é fundamental para manter uma rotina de exercícios. A proteína que vem de peixe, carnes magras ou legumes leva muito tempo para digerir e é mais um combustível de queima lenta para os músculos.

Carboidratos complexos e alguns amidos, por sua vez, fornecem o combustível necessário para que nosso corpo os decomponha em glicogênio. Tanto as proteínas quanto os carboidratos complexos evitam que você se sinta muito cansado durante o treino, de acordo com a British Nutrition Foundation.

Se você não está recebendo o suficiente desses nutrientes em sua dieta, provavelmente não terá a energia necessária para concluir um treino bem-sucedido. Troque o fast food por escolhas sustentáveis ​​e nutritivas, como aveia integral com iogurte grego, salmão com batata-doce e pão integral em vez de pão branco.

Alimentos mais saudáveis ​​para treino

Se você ainda não está pronto para cortar tudo, existem maneiras de ajustar sua ingestão de fast food para torná-la um pouco mais saudável. Em restaurantes de fast food, procure as opções mais saudáveis ​​e peça uma salada ao invés de batata frita junto com seu hambúrguer.

Caso goste de doces, misture um pouco de iogurte grego com mel e cubra com nozes e frutas frescas. Você pode ir mais leve em molhos de salada, coberturas, molhos e queijos processados. E, em vez de comer alimentos ultraprocessados ​​após o treino ou todos os dias, reduza para alguns dias por semana.

Nem todos os alimentos processados ​​são totalmente prejudiciais à saúde, de acordo com a Harvard Health. Alimentos enlatados como atum, feijão e salmão podem realmente ser ótimas fontes de proteína se você procurar as versões com baixo teor de sódio. Pegue um pouco de manteiga de amendoim ou amêndoa para acompanhar sua torrada ou banana se precisar de algo mais recheado. E se você gosta de seu cereal pela manhã, escolha opções de grãos integrais em vez de cereais açucarados.

Os alimentos de treino mais saudáveis, no entanto, giram em torno de um equilíbrio de carboidratos saudáveis, proteínas, vegetais e frutas. Uma combinação desses alimentos não apenas fornecerá ao seu corpo a energia necessária, mas também ajudará você a perder peso. Quando você atingir esse equilíbrio, comer uma refeição ocasional de fast food ou um grande hambúrguer não terá um efeito negativo em sua saúde.

Foto destaque: Pablo Merchán Montes /Unsplash

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.