Um dos escaladores mais vitoriosos em termos de campeonatos mundiais e copas do mundo, o basco Patxi Usobiaga (ele não gosta que o adjetive de espanhol) se aposentou recentemente de suas atividades como atletas.
Após uma série de lesões que o atormentava, operações para corrigi-las e também a saturação da vida de atleta que todo profissional do esporte passa foram um dos motivos.
Patxi, como os grandes campeões e artistas, soube fazer algo bem raro: sair enquanto estava em seu auge. A famosa “saiu por cima”.
Após curtir uma vida normal, Usobiaga anunciou em todos os sites mais difundidos da Europa que está de volta à escalada, desta vez como treinador.
Para que ninguém duvide de sua capacidade de treinar deixou estampado nestes sites seu currículum invejável que transparece seu desejo de também vencer como treinador.
Se você tem planos de ser um escalador da elite mundial, este pode ser o seu caminho.
Um excepcional conselho que daria para TODAS as grandes academias do Brasil é que entre em contato com ele para que Patxi venha trabalhar por aqui.
Vale lembrar que a Espanha está em crise financeira séria, e Usobiaga seguramente avaliaria com carinho viver em um país como o Brasil
Temos muito a aprender com este escalador que sem dúvida nenhuma tinha a disciplina e dedicação seus maiores legados.
Para saber mais sobre como contratá-lo visite: http://patxiusobiaga.com/2012/08/26/entrena-con-patxi-usobiaga/

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.
Treinei com O cara por 2 semanas, peguei 15 colocado na Copa do Mundo em Barcelona, 2009. Uma das maiores oportunidades que tive na vida!