IFSC anuncia como será o formato olímpico da escalada – Seletiva olímpica prioriza atletas e não regiões

No último final de semana a International Federation of Sport Climbing (IFSC), durante reunião na cidade canadense de Quebec, anunciou como serão as regras para a classificação dos atletas para os Jogos Olímpicos de Toquio 2020. Foi anunciado também como será o formato de competição que será utilizado durante a olimpíada.

A reunião foi organizada em conjunto com o Climbing Escalade Canada (CEC) e Fédération Québécoise de Montagne et d’Escalade (FQME), que contou com a presença de 100 delegados representando 44 federações nacionais de vários países, com o intuito de discutir os tópicos principais da escalada esportiva.

Foi anunciado também junto das regras uma série de eventos do IFSC no Canada: O campeonato Pan-americano da juventude em Montreal no ano de 2017 e, mais importante, IFSC Youth World Championships em Central Saanich.

Apesar do anúncio, ainda há algumas regras que devem ser confirmadas pelo COI como, por exemplo, datas de eventos e número de dias de competição nos jogos de Tóquio 2020. Há a expectativa por parte do IFSC a designação de quatro dias de competições, o que ainda não foi confirmado pelo comitê organizador que prefere que seja realizado em três dias. Haverá uma nova reunião, desta vez do IFSC com o COI no segundo semestre para a homologação oficial das regras e formato olímpico anunciados.

Como será a seletiva olímpica

Foto: http://www.ifsc-climbing.org/

Ainda por ser publicada no Comitê Olímpico Internacional em julho deste ano, os princípios que região a seletiva olímpica para Tóquio 2020 foi estabelecido.

As datas, entretanto, não foram divulgadas. Com o objetivo de dar às federações de escalada de todo o mundo tempo para um devido planejamento das próximas temporadas foi proposto o seguinte:

  • Uma cota de dois atletas por gênero representando cada país
  • Apenas atletas que tenham “licença IFSC” válida poderão competir e disputar uma vaga olímpica.
  • O período de índice olímpico será de 2019 a 2020
  • Haverão eventos classificatórios para olimpíada organizados pelo IFSC
  • Não haverá cotas e vagas para regiões (América Latina, América do Norte, Europa e Ásia)
  • O campeonato mundial de escalada (IFSC World Championships) será remanejado para anos ímpares para não coincidir com a Olimpíada de 2020
  • Possível realização de um evento Olímpico adicional em 2020

Regras da competição

Foto: Eddie Fowke | http://www.ifsc-climbing.org/

No evento foi estabelecido os princípios que irão guiar as competições olímpicas de 2020 e que cada campeonato organizado pelo IFSC seguirá o mesmo padrão utilizado na olimpíada.

A adoção do “formato olímpico” visa preparar os atletas para o novo formato e que se ambientem com as novas regras.

  • Um evento de formato único com velocidade, boulder e dificuldade, respectivamente, será a competição feita. Os melhores classificados em cada disciplina serão os vencedores.
  • Haverá duas etapas: qualificação e finais
  • A pontuação do atleta é obtida pelo ranqueamento em cada disciplina.
  • O ranqueamento é feito após cada etapa finalizada (qualificação e finais)
  • Os seis melhores colocados vão à final (ainda a confirmar)
  • haverá repescagem para não classificados no formato speed (a confirmar)

Leia o comunicado oficial: http://www.ifsc-climbing.org

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.