Nepal removerá Acampamento base do Everest por causa de derretimento de geleira

O acampamento base do Monte Everest (8.849 m), conhecido também como EBC, irá mudar de lugar por causa do aquecimento global informou a BBC . O Nepal está se preparando para mudar seu acampamento base no Everest porque o aquecimento global e a atividade humana estão tornando a atividade de montanhismo no local inseguro.

A mudança climática não é o único fator que contribui: o grande número de pessoas que passam pelo EBC base aumenta a desestabilização. Todos os anos, uma cidade temporária é construída no sopé da montanha mais alta do mundo e é usada por até 1.500 pessoas na temporada de escalada da primavera.

O EBC está situado na geleira Khumbu, que está diminuindo rapidamente. Um novo local deve ser encontrado em uma altitude mais baixa, onde não há gelo o ano todo. Atualmente o acampamento base se encontra a 5.364 metros de altitude.

A geleira Khumbu, como muitas outras geleiras no Himalaia, está derretendo e diminuindo rapidamente devido ao aquecimento global, descobriram os cientistas. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Leeds em 2018 mostrou que o segmento próximo ao EBC estava diminuindo a uma taxa de 1 milhão por ano.

Mudança no Acampamento base

Acampamento Base

Acampamento base

“Vemos um aumento de quedas de rochas e movimento de água derretida na superfície das geleiras que podem ser perigosos”, disse Scott Watson, pesquisador da Universidade de Leeds que estuda geleiras, à BBC .

A maior parte da geleira está coberta por detritos rochosos, mas também há áreas de gelo exposto, chamadas falésias de gelo, e é o derretimento das falésias de gelo que mais desestabiliza a geleira. Os pesquisadores dizem que a água derretida desestabiliza a geleira, e os montanhistas dizem que as fendas estão aparecendo cada vez mais.

As condições no Everest estão se deteriorando rapidamente em geral, não apenas no EBC. Outras geleiras estão derretendo, perdendo gelo em poucos anos que levou centenas de anos para se desenvolver. Está tornando a escalada mais perigosa.

O novo acampamento base ficará cerca de 200 a 400 metros mais baixo em altitude e em um local onde não há gelo o ano todo. Os planos seguirão as recomendações de um comitê formado pelo governo do Nepal para facilitar e monitorar o montanhismo na região do Monte Everest.

Se tudo correr como planejado, o acampamento base pode se mudar até 2024.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.