Primeiro trem solar latino-americano ligará Argentina com Machu Picchu

Um trem alimentado por energia solar e conhecido como “Tren de la Quebrada” será entregue até agosto de 2019 à população, com um primeiro trecho de 20 km. O trem solar turístico possibilitará no futuro, uma viagem da Argentina para Cusco. As vias férreas que receberão o primeiro trem solar na América Latina começaram a ser adaptadas em fevereiro de 2018.

O objetivo principal do projeto é fazer viagens turísticas da Argentina até o tradicional destino peruano. Seu ponto de partida será a cidade de San Salvador de Jujuy. A cidade argentina será ligada com Purmamarca e Maimará e no futuro se conectará com Uyuni, na Bolívia. A rota se estenderá dos primeiros 20 km a Humahuaca e depois chegará a La Quiaca, localizada a quase 300 quilômetros da capital provincial de Jujuy, na fronteira com a Bolívia.

A partir disso as vias chegarão à Bolívia e depois a Cusco, no Peru. O objetivo principal é que o destino final seja Machu Picchu. Inicialmente será um trem de pequeno porte, com capacidade para 240 passageiros e velocidade de 30 km/h. O veículo possuirá painéis fotovoltaicos acoplados nos tetos dos vagões para captação de energia solar. O sistema também possuirá como sistema de reserva de emergência, motores a diesel no caso de alguma falha no sistema de acionamento elétrico.

Este trem está sendo desenvolvido pelos mesmos especialistas que participaram da construção do trem solar na Austrália e é visto como um grande desafio para o transporte ferroviário do futuro. Este é o segundo trem solar que funcionará no mundo, o primeiro é Byron Bay, na Austrália que funciona desde janeiro deste ano.

A princípio, o trem fará três viagens de ida e volta diariamente, transportando cerca de 700 passageiros por dia. Cada estação, além disso, terá um eixo temático que está relacionado à gastronomia e à cultura típica da província argentina. Desta forma, duas indústrias sustentáveis ​​e geradoras de emprego são promovidas: turismo e energias renováveis.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.