De antemão, os organizadores dos Jogos Olímpicos Paris 2024 estão empenhados em trazer um evento mais sustentável. Nesse sentido, o número de tochas presentes nas ruas durante a cerimônia de abertura dos jogos será menor. Só para ilustrar, uma média de 10 mil exemplares estavam circulando pelas ruas na última década. Confira mais a seguir.
Por que Jogos Paris 2024 diminuirá o número de tochas na cerimônia?

Foto: Bleacher Report — Rio 2016
Os organizadores estão planejando não usar tochas individuais para cada um dos portadores.
Eles estão planejando produzir menos e os motivos citados são preocupações com a sustentabilidade. — informou o veículo britânico Reuters.
Em resumo, uma média de 10 mil portadores estiveram nas ruas durante as últimas Olimpíadas. No caso de Paris 2024 a situação deve ser diferente. A ideia dos organizadores é realizar um evento que seja exemplo para as próximas edições e tudo o que puderem influenciar, em geral. Uma mensagem que fica evidente é de ser possível realizar os eventos e ter um equilíbrio, priorizando a sustentabilidade.
Na última década, a edição que mais teve exemplares foi no Rio 2016. A saber, em Tóquio 2021 tiveram 10 mil exemplares, enquanto no Rio 2016 12 mil portadores estiveram nas ruas. Apenas em Londres 2012 que o número não chegou a 10 mil, com um total de 8 mil portadores na cerimônia.
Em outras palavras, com a diminuição dos exemplares, menos portadores terão a chance de participar do evento. Dentro disso, cabe dizer que os organizadores também cogitam não dar a opção de compra do exemplar que os portadores tinham. Portanto, é possível que os participantes nem fiquem com os exemplares de recordação.
Em prol da sustentabilidade, esta medida diminui o número de gases misturados por tocha que serão queimadas nas ruas. Enfim, a cerimônia começará após o acendimento da tocha em seu lugar de origem, em Olímpia, Grécia, que ainda não definiu data para tal.
Quantas tochas terão em 2024?

Foto: BBC — Londres 2012
Visando reduzir nosso impacto ambiental, estamos pensando em outro modelo para que todos possam guardar uma lembrança deste momento único e compartilhá-lo com sua comitiva e o maior número de pessoas. — informou a Reuters.
Como dito, a última Olimpíada com menos de 10 mil tochas foi em Londres 2012, os organizadores de Paris 2024 não confirmaram a quantidade de exemplares ou se será menor que em 2012, mas garantem que o planejamento é em prol de um evento mais sustentável.
Com isso, a única informação concreta é de que o trabalho segue em andamento e sempre priorizando uma Olimpíada mais sustentável.
Foto destaque: Divulgação/Inside The Games

Meu nome é Jamis Gomes Jr. e já trabalho com esportes, redação e SEO há alguns anos. Me graduando em licenciatura de Literatura Inglesa nos próximos meses e já programado para iniciar minha pós-graduação em Jornalismo na sequência, estarei aqui no Blog de Escalada com vocês nas mais variadas notícias desse esporte e estilo de vida.
Obcecado pelo diferente, tento poetizar quando as notas merecem um tom especial. Longe de ser poeta, apenas um aprendiz, mas o jornalismo, esporte, verdade e escrita foi o meio que encontrei de me conectar com a raiz. A minha e a do povo, que curte algo diferente e às vezes quer ver algo novo. Realmente saiu assim, não foi minha intenção. Naturalmente veio e pensei, por que não?
Enfim, esportes americanos, esportes em geral é hoje minha profissão. Seja rimando, “factuando” ou algo mais, sigo na busca do aprimoramento coletivo e pessoal, performando no que o tempo, esporte e vocês precisam para ontem, hoje ou amanhã. Que seja atemporal, seja o que for, eu, Jamis Gomes Jr., sigo na busca para te entregar um conteúdo com primor.