Jogos Paris 2024 visa sustentabilidade e terá menos tochas na cerimônia de abertura

De antemão, os organizadores dos Jogos Olímpicos Paris 2024 estão empenhados em trazer um evento mais sustentável. Nesse sentido, o número de tochas presentes nas ruas durante a cerimônia de abertura dos jogos será menor. Só para ilustrar, uma média de 10 mil exemplares estavam circulando pelas ruas na última década. Confira mais a seguir.

Por que Jogos Paris 2024 diminuirá o número de tochas na cerimônia?

Foto: Bleacher Report - Rio 2016

Foto: Bleacher Report — Rio 2016

Os organizadores estão planejando não usar tochas individuais para cada um dos portadores.

Eles estão planejando produzir menos e os motivos citados são preocupações com a sustentabilidade. — informou o veículo britânico Reuters.

Em resumo, uma média de 10 mil portadores estiveram nas ruas durante as últimas Olimpíadas. No caso de Paris 2024 a situação deve ser diferente. A ideia dos organizadores é realizar um evento que seja exemplo para as próximas edições e tudo o que puderem influenciar, em geral. Uma mensagem que fica evidente é de ser possível realizar os eventos e ter um equilíbrio, priorizando a sustentabilidade.

Na última década, a edição que mais teve exemplares foi no Rio 2016. A saber, em Tóquio 2021 tiveram 10 mil exemplares, enquanto no Rio 2016 12 mil portadores estiveram nas ruas. Apenas em Londres 2012 que o número não chegou a 10 mil, com um total de 8 mil portadores na cerimônia.

Em outras palavras, com a diminuição dos exemplares, menos portadores terão a chance de participar do evento. Dentro disso, cabe dizer que os organizadores também cogitam não dar a opção de compra do exemplar que os portadores tinham. Portanto, é possível que os participantes nem fiquem com os exemplares de recordação.

Em prol da sustentabilidade, esta medida diminui o número de gases misturados por tocha que serão queimadas nas ruas. Enfim, a cerimônia começará após o acendimento da tocha em seu lugar de origem, em Olímpia, Grécia, que ainda não definiu data para tal.

Quantas tochas terão em 2024?

Foto: BBC - Londres 2012

Foto: BBC — Londres 2012

Visando reduzir nosso impacto ambiental, estamos pensando em outro modelo para que todos possam guardar uma lembrança deste momento único e compartilhá-lo com sua comitiva e o maior número de pessoas. — informou a Reuters.

Como dito, a última Olimpíada com menos de 10 mil tochas foi em Londres 2012, os organizadores de Paris 2024 não confirmaram a quantidade de exemplares ou se será menor que em 2012, mas garantem que o planejamento é em prol de um evento mais sustentável.

Com isso, a única informação concreta é de que o trabalho segue em andamento e sempre priorizando uma Olimpíada mais sustentável.

Foto destaque: Divulgação/Inside The Games

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.