No Brasil vivemos por diversos moticos uma verdadeira retração na quantidade de campeonatos de escalada a nível nacional nos últimos 3 anos.
Os motivos são diversos, e já foram debatidos exaustivamente aqui no Blog de Escalada.
Para se ter uma idéia de como é a diferença abissal entre um campenato internacional de um que poderia (ou deveria) ser organizado por aqui está em vídeo.
Foi realizado no último final de semana nos EUA uma etapa da copa do mundo de escalada. Em apenas três dias já existe até mesmo vídeo do campenato divulgado.
Caso você tenha vontade de ver o vídeo e medir esta diferença veja abaixo
[vimeo http://www.vimeo.com/30415033 w=450&h=253]

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.