Estudo revela que pandemia gerou mais de 25.000 toneladas de resíduos plásticos do oceano

Uma nova pesquisa revelou que 193 países geraram mais de oito milhões de toneladas de lixo plástico durante a pandemia de COVID-19, 25.900 toneladas das quais acabaram em nossos oceanos . “A recente pandemia de COVID-19 levou a um aumento da demanda por plástico descartável, intensificando a pressão sobre esse problema já fora de controle”, disseram os autores Yiming Peng, Peipei Wu, Amina T. Schartup e Yanxu Zhang no estudo publicado no jornal online PNAS.

Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, geralmente referido como PNAS, é a publicação oficial da Academia Nacional de Ciências dos EUA e é reconhecidamente uma importante revista científica. Todos os artigos de pesquisa publicados na PNAS são revisados por colegas e é muito lida por pesquisadores ao redor do mundo, particularmente aqueles envolvidos nas ciências básicas.

Pesquisadores da Universidade de Nanjing na China revelaram que 87,4% dos resíduos plásticos da pandemia vieram de hospitais, com EPI individual e máscaras representando 7,6% desse montante. A equipe também analisou o impacto das embalagens plásticas das compras online, que disparou durante o afastamento social, mas descobriu que contribuía com apenas 4,7%. Os kits de teste representaram outros 0,3%.

“Isso representa um problema duradouro para os oceanos e se acumula principalmente nas praias e sedimentos costeiros”, comentaram os pesquisadores. “A maior parte do plástico é de resíduos médicos gerados por hospitais, o que supera a contribuição de equipamentos de proteção individual e embalagens de compras online”, completou a equipe.

O estudo também analisou de onde vem a maior parte do lixo no mundo. De acordo com o relatório, o plástico descartado não gerido, chamado Mismanaged Plastic Waste (MMPW), não segue a distribuição dos casos de coronavírus, já que a maioria deles foi produzida na Ásia (46%), seguida pela Europa (24%) e na América do Norte e do Sul (22%).

As 25.900 toneladas de lixo plástico relacionado à pandemia que agora estão no oceano e chegaram de 369 grandes rios. Os cientistas identificaram três rios na Ásia como pontos críticos para o descarte de lixo plástico associado à pandemia.

As 5,2 mil toneladas de resíduos plásticos foram transportados para o oceano a partir do rio Shatt Al Arab, 4,0 mil toneladas da indústria e 3,7 mil toneladas do rio Yangtze. O maior culpado na Europa foi o rio Danúbio, que carregou 1,7 mil toneladas de resíduos plásticos para o oceano.

Usando o modelo MITgcm-plastic da universidade de Nanjing (NJU-MP), a equipe sugere que o lixo plástico relacionado à pandemia permanecerá em ambientes costeiros antes de se expandir para o oceano aberto em 3 a 4 anos. “No final deste século XXI, o modelo sugere que quase todos os plásticos associados à pandemia acabarão no fundo do mar (28,8%) ou nas praias (70,5%), potencialmente prejudicando os ecossistemas”, disseram os pesquisadores.

As descobertas também destacaram a vulnerabilidade do Oceano Ártico, com uma zona de acumulação de plástico circumpolar modelada para se formar lá em 2025. À medida que a pandemia avança, o estudo estima que os resíduos plásticos gerados chegarão a um total de 11 milhões de toneladas, resultando em um despejo fluvial global de 34.000 toneladas no oceano.

Para ajudar a reduzir o problema, os autores do artigo pedem uma maior conscientização pública, uma coleta seletiva, reciclagem mais inovadora de resíduos plásticos e o desenvolvimento de materiais mais ecológicos. Eles acrescentaram, “pedimos uma melhor gestão de resíduos médicos em epicentros de pandemia, especialmente em países em desenvolvimento”.

Para ler o estudo acesse: https://www.pnas.org

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.