Documentário de Ueli Steck será exibido esta semana e será liberado ao público

O documentário “Ueli Steck – On a Narrow Ridge” será exibido nesta quinta- feira, 21 de maio de 2020 na rede de televisão suíça SRF 1 e estará disponível no banco de dados online da emissora e no YouTube.

A produção é da jornalista Jacqueline Schwerzmann, que acompanhou Ueli Steck ao longo de sua carreira. O filme biográfico “On a Narrow Ridge” concentra-se na pessoa por trás do conhecido montanhista.

Quem foi Ueli Steck?

O alpinista suíço foi um marceneiro de profissão que começou a se dedicar à carreira de montanhista de alto nível no ano de 1995, quanto então tinha apenas 18 anos. À época realizou suas primeiras escaladas na face norte do Eiger, um dos maiores ícones da escalada mundial com de 3.970 m de altitude e declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 2001. Esta montanha fazia parte da paisagem típica da cidade onde morava.

Pela face norte do Eiger aperfeiçoou seu estilo de escalada alpina pelo qual ficou mundialmente conhecido: a velocidade. Com uma resistência e forças impressionantes realizou ascensões com tempo recorde seguidamente baixando drasticamente os valores estabelecidos anteriormente.

Em novembro de 2015 (junto de Nicolas Hojac) baixou em 39 minutos, com o espantoso tempo de 3h46min, a ascensão da face norte do Eiger. O antigo recorde datava de 2011. Um ano depois estabelecia um novo recorde, agora em estilo solitário, de 2h22min, superando assim em seis minutos.

Ueli Steck também se envolveu em algumas polêmicas durante a sua carreira. A ascensão ao Annapurna foi a que mais lhe custou tentativas infrutíferas. Alguns escaladores exigiram provas mais concretas de duas conquistas. A exigência de provas concretas por parte de alpinistas de alto nível, como era o caso de Ueli Steck, até hoje é tema de debate entre comissões de premiações de montanhismo.

Porém inegavelmente com tantas conquistas no currículo Ueli Steck tornou-se uma verdadeira estrela do alpinismo mundial. Fosse possível traçar um paralelo entre esportes, o suíço seria uma espécie de Kobe Briant do montanhismo mundial (tendo como Michael Jordan o lendário Reinhold Messner). O estrelato de Ueli Steck chegou a um ponto que qualquer declaração era reproduzida por meios de comunicação. Mesmo quanto tomada fora de contexto, sendo boa ou ruim.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.