Crítica do filme “All My Own Stunts”

All-My-Own-Stunts-capaTodos os dias a mídia impressa, televisiva além da internet divulgam histórias de pessoas que dão a volta por cima quando estas enfrentam revés em duas vidas.

Artistas que superaram o alcoolismo, atletas que voltaram a atuar em grande performance após grave contusão e superação de perda familiar são temas recorrentes e frequentes.

No gênero de filmes outdoor não há muitas produções com esta temática, poucos exemplos como o bom “Obe & Ashima” que toca levemente no ponto de um ex-atleta recuperando-se do alcoolismo e lapidando uma atleta para se tornar um ícone da escalada.

Procurando explorar este aspecto de superação de obstáculos e em como a força de vontade do ser humano é surpreendente, o diretor Alastair Lee procurou focar suas lentes em Rob Jarman, um ciclista e dublê de cinema, que sofreu um grave acidente durante filmagens.

O filme “All My Own Stunts” documenta toda a recuperação de Rob Jarman, além de mostrar o amadurecimento do protagonista com relação à aspectos da vida como ciclismo, carreira e em como via sua vida desde então.

Iniciando a produção está o próprio Jarman falando sobre si, construindo para o espectador o personagem mostrando sua carreira e feitos realizados na profissão.

All-My-Own-Stunts-8

A vida do protagonista parece até divertida, e um grande parque de diversões, o que o levou a acreditar ser indestrutível, até o momento do acidente.

Com imagens fortes, Alaistair Lee não pouca o público com nada do ocorrido mostrando tudo de maneira crua e que permite o espectador tomar suas próprias conclusões.All-My-Own-Stunts-5

A partir daí, a recuperação dolorosa até a tomada de decisão de querer estabelecer um recorde de descida de montanha em bicicleta (em outras palavras downhill) realizado na Inglaterra.

Com estrutura de história simples e bem executada, “All My Own Stunts” é muito mais que um filme de bicicleta, é uma bonita homenagem não somente a um atleta, é também a documentação do quanto é inspirador a superação de qualquer pessoa.

Neste aspecto o diretor soube construir bem o roteiro do filme, emocionando em momentos certos e conseguindo realizar a catarse na dose exata, sem supervalorizar pseudo-dramas como fazem programas televisivos vazios como “Planeta Extremo” .

As dificuldades enfrentadas pelo protagonista, e sua superação faz com que a empatia do público seja natural e imediata.

All-My-Own-Stunts-2

Há claro várias cenas do protagonista em ação, mas para quem procura na produção excesso de manobras radicais, cenas de efeito, e outros pirotecnias muito utilizadas nas produções do gênero, pode se surpreender e até se decepcionar.

All-My-Own-Stunts-3A surpresa acontece pelo simples detalhe que, Alastair Lee procurou realizar um filme que contasse uma história e não exatamente enaltecer as habilidades do protagonista, nem tampouco transforma-lo em herói.

Por conta deste pequeno detalhe é que “All My Own Stunts” é um filme de superação, e não somente de bicicletas em downhill, e que mostra os esportes de ação com uma visão mais verdadeira e menos estereotipada.

Fica a esperança de que a produção inspire outras pessoas a abordar mais esta temática.

Nota Revista Blog de Escalada:

O filme “All My Own Stunts” foi exibido no Festival de Cinema Outdoor Da Porta Pra fora

All-My-Own-Stunts-1

All-My-Own-Stunts-4

All-My-Own-Stunts-6

All-My-Own-Stunts-7

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.