El Salvador quer usar a energia de seus vulcões para fazer bitcoins

Os vulcões de El Salvador darão origem a uma verdadeira mina de Bitcoins ? Se dependerem do presidente do país, sim.

O uso da criptomoeda Bitcoin (primeira moeda digital do mundo) está crescendo em todo o mundo e já vem chamando a atenção de políticos. Uma das características dessa “moeda” é seu consumo de energia, pois os servidores em todo o mundo estão constantemente em funcionamento para manter no ar os Bitcoins.

Bitcoin

Em outras palavras, uma quantidade significativa de eletricidade é usada. A mineração de Bitcoins e outras criptomoedas consome muita energia elétrica, mais até que países como Argentina, Noruega e Paquistão, de acordo com o Cambridge Bitcoin Electricity Consumption Index.

O custo elétrico do Bitcoin é, portanto, sua segurança e o consumo de energia da criptomoeda aumentou em 66 vezes desde 2015. O principal motivo de preocupação com a mineração de criptomoedas, especialmente a do bitcoin, são as consequentes emissões de carbono.

As emissões globais de CO2 da indústria global de Bitcoins aumentaram para 60 milhões de toneladas, igual ao escapamento de cerca de 9 milhões de carros, de acordo com um relatório de março de analistas do Bank of America. Mas a reviravolta pode estar vindo das montanhas, mais precisamente dos vulcões.

Depois de tornar o Bitcoin moeda legal em seu país, o presidente de El Salvador pretende transformar a nação centro-americana em uma potência na mineração de criptomoedas. Se der certo, o futuro de El Salvador será semelhante a um país produtor de petróleo na atualidade.

El Salvador e seus vulcões

Bitcoin

El Salvador, o menor país da América Central, é conhecido por suas dezenas de vulcões como o Santa Ana (2.381 m) ou o Izalco (1.950 m) são particularmente famosos. Atualmente há pelo menos 20 vulcões ativos atualmente em El Salvador e eles atraem muitos praticantes de montanhismo.

No total, quase 100 vulcões estão espalhados por El Salvador. em uma iniciativa que pode mudar a maneira com a qual as montanhas e vulcões possam ser vistos no futuro, o Presidente de El Salvador anunciou que colocará a energia produzida por seus vulcões a serviço do desenvolvimento da indústria do Bitcoin.

Tudo isso graças à energia geotérmica, o país já produz mais de um quarto de sua eletricidade. A Energia geotérmica, ou energia geotermal, é a energia obtida a partir do calor proveniente do interior da Terra. Essa energia é renovável e, portanto, possui zero emissão de carbono.

Uma nova instalação em El Salvador poderia gerar o suficiente para alimentar essas novas atividades relacionadas à criptomoeda. Nayib Bukele, o presidente de El Salvador, destaca assim uma atividade 100% limpa na esteira da oficialização do Bitcoin como curso legal em seu país.

A empresa estatal de energia geotérmica, LaGeo, já foi instruída a apresentar um plano para oferecer instalações de mineração de Bitcoin com energia “muito barata, 100% limpa, 100% renovável e zero emissões”, usando os usar vulcões. As fontes geotérmicas são responsáveis pela produção de 20% da energia de El Salvador.

O presidente de El Salvador afirmou que os seus engenheiros cavaram um novo poço que “fornecerá 95 MW de energia geotérmica” e que um centro de mineração de Bitcoin já está começando a ser projetado em torno dele. O uso de energia renovável não é segredo para o país, pois quase 68% da energia produzida em El Salvador vem de fontes renováveis.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.