Como organizar equipamentos outdoor em casa corretamente

Quem nunca chegou em casa logo após uma viagem, e por estar em cansado em demasia, largou todos os equipamentos outdoor pela casa pensando “mais tarde eu arrumo”. Como os equipamentos não se arrumam sozinhos, e a vida vai seguindo o ritmo normal de sempre, eles ficam ali esperando para serem usados novamente da mesma maneira que foram deixados. Com esta atitude itens como headlamp, óculos, mosquetões, corda, mochilas, etc ficam adornando a casa.

Para um montanhista mais cuidadoso, e de um nível de experiência maior, sabe que este descuido pode custar caro no futuro, pois por mero desleixo barracas podem mofar, cordas podem ficar comprometidas, mochilas podem ficar com cheiro ruim e assim por diante. O mesmo cuidado que devemos ter para analisar os itens fundamentais de cada equipamento na hora de comprar devemos ter também na hora de guarda-los.

Abaixo estão os conselhos fundamentais para que todo praticante de esporte outdoor siga e consiga dar longevidade aos equipamentos e, claro, não tenha nenhuma surpresa desagradavel quando for reutilizá-lo.

equipamentos-outdoor-2

Tenha um espaço exclusivo para equipamentos

Para que consiga organizar o equipamento (e até mesmo organizar-se) é fundamental que haja em sua casa um espaço destinado somente para seus equipamentos outdoor. Nele não deve ser permitido amontoar tudo de qualquer maneira, ou socá-los furiosamente até que caiba em algum baú. Procure em sua casa um espaço digno, podendo ser um armário ou até mesmo um cabide para que possa organizar suas coisas.

A instalação de uma arara (espécie de cabide de roupas usada por lojas) é de extrema utilidade para organizar equipamentos outdoor. A utilização de prateleiras exclusivas para este fim também é uma prática recomendavel, pois assim tudo o que necessitar no momento que aparecer alguma oportunidade de viagem de última hora você já sabe onde e como encontrar.

equipamentos-outdoor-4

Pense horizontalmente

Se você tem o costume de amontoar a sua roupa suja no canto de um cômodo da sua casa, pode esquecer a ideia de fazer o mesmo com o seu equipamento outdoor. O fundamental para que consiga se organizar na quantidade de equipamentos que tenha é que pense em espalhar (devidamente arrumados) pelo cômodo destinado a isso o mais horizontalmente possível.

Ou seja, não pense em destinar somente um canto para seu equipamento outdoor : pense em espalhar horizontalmente (ao menos o máximo possível) o que puder colocar em prateleiras, cabides, armários e baús. Assim todas as vezes que entrar correndo precisando de algo, um pequeno movimento de cabeça você consegue localizar tudo rapidamente.

Procure utilizar utensílios apropriados

equipamentos-outdoor-1Se você possui uma jaqueta deve saber o quanto é fácil dela ser acumulada pelos cantos da casa. Encosto de cadeiras, maçanetas de portas, fundo de armários e até mesmo no sofá próximo da porta.

Como a sua jaqueta de atividades outdoor não deve ter sido barata, procure dar um descanso mais refinado a ela como, por exemplo, um cabide. O mesmo pode-se dizer das calças, luvas e gorros.

Assim mesmo sem uma limpeza básica, elas estarão ao menos no melhor formato, já ventiladas e secas.

Em um cabideiro é possível também pendurar suas fitas e costuras para que não fiquem acumulando umidade dentro da mochila. O mesmo pode-se dizer da sua corda : Nunca a guarde em armários que possuam manchas de umidade no seu interior, nem em locais que suspeita que já foi estocado produtos químicos nem foram recentemente pintados.

Todos os utensílios encontrados em lojas de utilidades domésticas são muito úteis para que possa se organizar e deixar seu equipamento outdoor com a maior longevidade possível.

equipamentos-outdoor-3

Desapego de equipamentos aposentados

Você possui um equipamento que já decretou a sua aposentadoria e mantém ele junto dos outros que ainda estão em atividade? Não faça isso!

Se ficar misturando equipamentos aposentados dos que ainda utiliza pode ser que uma hora faça confusão, e descubra na pior hora possível: quando terá de confiar em um que não confia mais. Por isso sempre que tiver alguma bota, meia, camiseta, jaqueta, mosquetão, etc que não utiliza mais, procure doar a alguém que faça bom uso dele.

equipamentos-outdoor-5

Por mais que você seja apegado sentimentalmente a algum equipamento, este sentimento pode penalizar você no futuro. Ou seja: não coloque uma vírgula onde a sua vida já colocou um ponto final. Renovar constantemente o equipamento faz parte da prudência e longevidade de todo praticantes de atividades outdoor.

Procedimentos para fazer ao guardar

Assim que por-se a guardar cada equipamento no seu devido lugar procure fazer uma pequena limpeza rápida neles. Com um pano úmido passe levemente em suas jaquetas no momento de pendura-las no armário (ou cabideiro se for o caso), limpe também os mosquetões e costuras antes de guarda-las.

As botas e tênis deixe fora do armário durante pelo menos 24 horas para que o suor evapore mais rapidamente e de preferência com os cadarços afrouxados para facilitar a evaporação.

Quando chegar de qualquer camping, arme a sua barraca no dia seguinte para passar um pano úmido na lona e passar um aspirador de pó no piso da barraca. Aproveite para lavar os specs e revisar as varetas.

There is one comment

  1. Luiz Aragão

    E ainda não esquecer de “encher de ar” seu isolante térmico e guarda-lo assim, cheio (de preferência na horizontal, se tiver espaço). O saco de dormir também, solto e não dobrado (as fibras e plumas não devem ficar amassadas/comprimidas). Ambos (isolantes e sacos) cabem em cabides na vertical, se tiver espaço.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.