Avaliação fogareiro Jetboil Flash

O fogareiro Zip Flash da marca americana Jetboil tem como objetivo oferecer ao campista leveza, segurança e máxima eficiência na hora de aquecer água e cozinhar refeições.

Segundo o seu fabricante oferece simplicidade, facilidade de uso e eficiência no aquecimento de água e alimentos durante a prática de atividades outdoor.

O produto é comercializado em forma de kit composto por um queimador, uma mini panela com tampa, copo, anel de fluxo e uma base estabilizada com 4 pernas

Jetboil-5

O Teste

O fogareiro Jetboil Flash foi testado em três situações distintas para que fosse aferido, primordialmente, sua eficiência de aquecimento de comidas em ambiente outdoor.

O equipamento foi testado em um camping na região da Lapinha, no estado de Minas Gerais, sob chuva e no avanço da barraca.

Foi testando também em um camping no cerrado goiano, com brisa fraca e temperatura ambiente de 22ºC.

O equipamento, entretanto, não pôde ser testado em ambientes com vento forte e neve.

Na preparação de comidas foi utilizado tanto para um omelete à base de leite e ovos (em uma frigideira que não pertence ao kit), assim como para o aquecimento de água para preparação de chá, café e alguns molhos.

O equipamento foi limpo após o uso utilizando somente materiais comuns ao campismo como lenços de papel, água corrente e sabão neutro.

O fogareiro Jetboil Zip Cooking foi trnasportado sempre dentro de mochilas junto a equipamentos de escaladae camping.

Jetboil-7

Prós

  • Praticidade
  • Performance de aquecimento
  • Economia de combustível
  • Isolamento térmico em neoprene

Peso

  • Contras
  • Preço final
  • Capacidade do copo de aquecimento

Notas

  • Qualidade de Material: 5,0  
  • Acabamento: 5,0
  • Design: 5,0 
  • Ergonomia: 5,0 
  • Facilidade de Limpeza: 4,0
  • Relação Peso x volume: 4,5 
  • Relação custo x benefício: 4,5 
  • Nota Final: 4,72

Opinião

O Fogareiro Jetboil Flash agradou bastante durante os testes, além de impressionar pelo seu rendimento.

É um kit composto por peças feitas em materiais de alta qualidade a onde todas as partes encaixam perfeitamente oferecendo segurança e longa vida útil do produto, mostrando bom projeto de design pela empresa fabricante.

Uma das coisas que mais agradou foi o sistema de “anel de fluxo” (também pode ser chamado de “serpentina”) do queimador, que pode ser considerado o diferencial do produto, e durante os testes mostrou cumprir o que promete : o fogareiro realmente aquece muito rápido e oferece segurança até para cozinhar dentro de uma barraca, tendo ainda a vantagem de economizar combustível de modo significativo.

Jetboil-9

anel de fluxo ou serpentina

O isolamento térmico de neoprene também mostrou ser um grande diferencial, já que permite manusear o recipiente aquecido sem queimar a mão, ao mesmo tempo que mantém a temperatura dos alimentos.

O recipiente também possui um indicador de temperatura muito eficiente, que só requer atenção na hora de lavar, porque pode ficar molhado ou manchado.

Outro ponto positivo do kit é o estabilizador que vai na base do gás, mesmo sendo usado com uma frigideira e uma panela bem grandes mostrou se muito estável.

Jetboil-2

O sistema de acendimento automático funcionou perfeitamente em todos os testes, apesar de não ter sido testado om vendo forte.

O kit inclui também uma tampa plástica que permite beber direito da panela sem queimar a boca ou vazar.

O tamanho do recipiente (em formato de copo), entretanto, limita o kit ao uso pessoal, mas o produto se adapta a outras panelas e frigideiras, porém o anel de fluxo só pode ser usado no recipiente original, então com outras panelas o aquecimento não é tão rápido e a chama fica bem centralizada.

Jetboil-6

Um ponto a levar em conta é o preço no Brasil, já que para um kit de uso pessoal requer um investimento elevado, mas vale lembrar que é um produto de extrema qualidade.

O produto é indicado para praticantes de todos os níveis de campismo, sendo apto para alta montanha e campings com temperaturas e ventos extremos.

Jetboil-8

Jetboil-3

Jetboil-4

There is one comment

  1. Eric Fernandes

    http://www.outdoorgearlab.com/reviews/camping-and-hiking/backpacking-stove/msr-windburner
    https://www.msrgear.com/stoves/stove-systems/windburner-10

    Olá blog da escalada muitos sites mostram esse fogarerio (MSR WIND BURNER) como o melhor do mundo, eu tenho o Jet Boil e não gosto tanto ele apaga se funcionar em locais com vento se estiver cozinhando em fogo baixo ( se não estiver queima a comida ;) infelizmente em 2014 ainda não existia o MSR Wind Burner versão 1.8L. Seria ótimo se vocês fizerem esse teste comparativo. um abraço e boas escaladas.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.