10 dicas fundamentais para montanhistas começarem no Crossfit

Quem está sempre procurando artigos sobre treinamentos físicos já deve ter, em algum momento, se deparado com algum artigo falando sobre o Crossfit. Aqui mesmo na Revista Blog de Escalada existem vários artigos que dissecam o tema, e que explicam o impacto positivo que a prática da modalidade provoca em quem é montanhista ou escalador. A cada dia cada vez mais escaladores e montanhistas profissionais vêm buscando complementar seus treinamentos habituais com a prática da modalidade que atualmente vem popularizando-se a cada dia. Todo escalador profissional que se dedica a campeonatos da modalidade sempre divulga fotos praticando Crossfit.

Para quem não tem a possibilidade de ir a uma academia de escalada, por qualquer que seja o motivo, um box de Crossfit ajuda, e muito, para ficar em forma para escaladas mais atléticas ou trekking mais desgastantes. Portanto o melhor conselho para quem deseja melhorar sua performance em atividades de montanha é perder o preconceito (qualquer que seja ele) e procurar conhecer a modalidade. Sem sombra de dúvida a prática de Crossfit por aproximadamente 3 meses já traz resultados a quem deseja praticar a sua modalidade de montanha com mais aproveitamento.

Deixado o preconceito de lado, pois um dos objetivos do Crossfit não é ficar “bombado” ou “marombado”, qual a melhor abordagem para imergir nesta atividade?

A resposta para esta pergunta é o objetivo deste artigo e, desta maneira, também é servir de guia para quem irá começar a fazer Crossfit, seja ele escalador ou montanhista.

Adapte

Foto: http://www.nerdfitness.com/

Foto: http://www.nerdfitness.com/

Primeiramente saiba os seus limites. Não saia fazendo todos os exercícios com a mesma intensidade e peso que os colegas de seu Box (a academia de Crossfit tem esta denominação) que já praticam a mais tempo que você. Todo coach (no Crossfit todos os treinadores recebem este título) anuncia o exercício com as respectivas cargas: profissionais (rx) e adaptado (scaled). Por mais que você se sinta em forma por conta da sua prática tenha em mente de que nos primeiros meses irá fazer o scaled.

Se por algum motivo não quer ficar “bombado” ou “marombado”, a escolha por cargas scaled, para que fortaleça seus tendões e articulações. Quando houver exercícios ginásticos, que exija que faça barras e flexões, também opte por uma carga adaptada pois, repito, não pense que é super-herói apenas porque você faz esporte outdoor. Por mais que você tenha uma cabeça invencível, pode ser que seu corpo não seja bem assim.

Dê tempo para se recuperar fisicamente

Foto: http://blog.codyapp.com

Foto: http://blog.codyapp.com

Qualquer pessoa que pratique Crossfit fica com os músculos muito doloridos nos primeiros dias. Portanto, não comece na prática treinando todos os dias.

Se preocupe sempre em ter vários dias de descanso. Quando estiver mais acostumado com o esforço, poderá ir mais dias sem intervalo para descansar.

Saia sempre da sua zona de conforto

crossfit-iniciantes-5

Foto: http://breakingmuscle.com/

O lugar-comum do atleta medíocre é a sua zona de conforto. A diferença entre um escalador que está progredindo rapidamente, com ou sem o treinamento de Crossfit, é que ele está sempre procurando sair da sua zona de conforto. Não necessariamente longe dela, mas sempre pouco a pouco a cada dia. O somatório destas pequenas saídas diárias da zona de conforto é o que popularmente chamamos de evolução.

Por isso uma regra prática no Crossfit é: você nunca pode parar. Por mais cansado que esteja, faça o exercício bem devagar, mas nunca pare. Este tipo de prática irá ensinar ao seu psicológico que sair da zona de conforto (ou seja parado respirando sem enfrentar o desafio) é comum. Preocupe-se em fazer o seu melhor, no meu máximo de potência, mesmo que isso consuma toda a sua energia. Para alguém que quer evoluir fisicamente e ter uma performance aprimorada deve estar acostumado com não desistir nunca.

Procure um box que te agrade

crossfit-iniciantes-3

Foto: http://proximoreto.com/

Para treinar Crossfit com afinco é necessário que se sinta motivado a isso. Por isso nem sempre um ambiente pode combinar com sua índole ou com suas realidades pessoais. Por isso procure qual box de Crossfit melhor se adapta ao seu estilo de vida. Nas grandes cidades há praticamente um ou mais boxes em cada bairro, por isso tome tempo para escolher qual o melhor.

Procure um box que você goste do estilo de treinamento do head coach e que os frequentadores pareçam felizes por estarem ali. Procure verificar se aquele local merece, literalmente, seu sangue suor e lágrimas que você irá depositar ali todos os dias.

Nunca deixe de aquecer

rolinho8

Por mais que todo profissional de educação física recomende, muitas pessoas esquecem de aquecer adequadamente para a prática esportiva. No Crossfit não é diferente.

Há uma prática muito comum chamada mobilidade, que são massagens funcionais feitas com rolos de espuma e bolas de borracha. Este tipo de prática além de aliviar dores musculares também servem para que o atleta esteja preparado para um esforço físico mais intenso. Praticar alongamentos e solturas é uma boa prática do atleta responsável.

Os coaches mais experientes nunca deixam de fazer uma pequena sessão de aquecimentos para seus alunos. Se em algum box não recomenda um bom aquecimento, talvez seja um indicativo de imprudência dos treinadores de lá.

Você é o que você come

melhorar-a-alimentacao-3

Se está pensando em usar o Crossfit como uma compensação para a quantidade de “gordices” que consome em seu tempo livre, repense a estratégia. Não necessariamente ao mesmo tempo que começar na prática de treinamento é imprescindível adotar qualquer tipo de dieta, mas como o objetivo de complementar seu esporte preferido com o Crossfit leve em consideração a possibilidade de também fazer uma reeducação alimentar.

Consumindo alimentos de baixa qualidade irá boicotar seus treinamentos não somente no box, como também onde você estiver escalando ou subindo uma montanha. Sensivelmente seu rendimento irá melhorar a cada dia quando sua alimentação melhorar, em qualidade, diariamente.

Como a sua filosofia, ao optar pela prática do Crossfit, é tornar-se um atleta melhor, esta escolha deve começar pela sua alimentação.

Foque na técnica, não no relógio

crossfit-iniciantes-6

Foto: https://www.t-nation.com/

Um dos equívocos mais comuns na prática do Crossfit é procurar somente correr contra o tempo e fazer os exercícios de qualquer maneira. Utilizar a força bruta para conseguir estar entre os melhores tempos da academia e, por algum motivo, esquecer de realizar o exercício com a técnica correta é o primeiro passo para uma lesão.

Por isso sempre escute o que o seu coach disser a você com relação à técnica, por mais que possa soar insignificante a você. Realizar movimentos com boa técnica é primeiro passo para a evolução gradual e natural em qualquer esporte.

Escute somente o seu coach (e mais ninguém)

crossfit-iniciantes-2

Foto: http://crossfitcc.com/

O ambiente mais familiar de um box de Crossfit faz com que várias pessoas, ao ver você sofrendo por algum exercício, dará dicas a você. Na melhores das intensões elas querem te ajudar. Porém quem melhor sabe sobre abordagem, intensidade, técnica e descanso é, sem dúvida nenhuma, o seu treinador. Qualquer coach para ostentar o título na sua academia de Crossfit necessita ter realizado uma série de cursos com provas que apuram o seu aprendizado.

Por este motivo ele é o mais indicado a aconselhar você a como aprimorar sua performance e, consequentemente, tornar-se um atleta melhor. Quando sentir que não está evoluindo por algum motivo, ou necessitar de mais ou menos intensidade consulte o seu treinador e, se necessário, tome algumas aulas de personal. O treinador irá adaptar o treino para as suas necessidades.

Anote seu rendimento diário

crossfit-iniciantes-4

Para saber como anda o seu rendimento ao longo do tempo, procure sempre guardar um “diário de bordo” do seu dia a dia no box de Crossfit.

Nele você poderá fazer uma auditoria pessoal de quais são seus pontos fortes e fracos e, invariavelmente, porque rendeu pouco em alguns dias e outros não. Assim você poderá fazer uma análise mais profunda de sua alimentação, sono, treinamento, dedicação e disciplina.

Procure se divertir

ibiti-crossfit-2

Foto: Crossfit IBITI

Não vá a um box de Crossfit como se estivesse indo para um castigo, ou como uma obrigação. Vá para treinar, suar e tornar-se um atleta melhor mas, sobretudo, divertir-se. Ria de você mesmo em exercícios que não saem fácil, aprenda a gostar do “sofrimento” dos treinamento intensos, a apreciar sua superação e, claro, socializar-se com todos os colegas de treino.

Não vá pensando em competir com todos mas sim ganhar de você mesmo. Saia de casa sabendo que a vida é muito curta para ser pequena e, por isso, fazer coisas que não são divertidas apenas te aproxima da infelicidade.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.