Governo chileno anuncia a criação de rede de parques nacionais

A presidente do Chile Michelle Bachelet assinou na semana passada um projeto que permitirá proteger uma área natural de aproximadamente 4,5 milhões de hectares (45.000 km²), criando assim a Red de Parques Nacionales de la Patagônia.

A medida ajudará a conservar a biodiversidade do extremo sul do Chile. A medida foi selada em uma reunião com a viúva de Douglas Tompkins, que na ocasião doou grande porção de terras ao estado chileno.

Foto: http://portal.mma.gob.cl

O protocolo do acordo entre a presidente e Kristine Tompkins prevê a criação de três novos parques nacionais:

Além da criação dos parques cima, ficou acertado a ampliação da National Parks Hornopirén, Corcovado e Isla Magdalena

Foto: Freddy Duclerc

Ficou acertado no protocolo a reclassificação para a categoria de Parque Nacional (máxima categoria protecionismo) as seguintes reservas florestais:

Para consolidar estes nova rede de Parques Nacionais da Patagônia, o governo do Chile compromete-se a acrescentar 949.368 hectares (9.500 km²) de terras públicas, a serem incorporadas e anexadas (conforme o caso), em cada um dos parques que constam na proposta para, desta maneira, dar continuidade ao serviços dos ecossistemas nessas áreas protegidas.

Ilustração: http://impresa.elmercurio.com

Próximas etapas

No próximo mês de abril o ministro do meio ambiente chileno Pablo Badenier apresentará o protocolo do acordo ao Conselho de Ministros para a Sustentabilidade que irá votar. Assim que for votado, a subsecretaria de Turismo chileno se comprometerá a difundir por meio de ações a rede de Parques Nacionais da Patagonia Chilena, para desta maneira desenvolver-la.

De acordo com números oficiais do governo chileno o El Santuario de la Naturaleza de Pumalín recebe aproximadamente 13.000 visitas por ano, sendo uma das principais atrações da Ruta Carretera Austral.

banner-freddy-duclerc

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.