Governo chileno anuncia a criação de rede de parques nacionais

A presidente do Chile Michelle Bachelet assinou na semana passada um projeto que permitirá proteger uma área natural de aproximadamente 4,5 milhões de hectares (45.000 km²), criando assim a Red de Parques Nacionales de la Patagônia.

A medida ajudará a conservar a biodiversidade do extremo sul do Chile. A medida foi selada em uma reunião com a viúva de Douglas Tompkins, que na ocasião doou grande porção de terras ao estado chileno.

Foto : http://portal.mma.gob.cl

O protocolo do acordo entre a presidente e Kristine Tompkins prevê a criação de três novos parques nacionais :

Além da criação dos parques cima, ficou acertado a ampliação da National Parks Hornopirén, Corcovado e Isla Magdalena

Foto : Freddy Duclerc

Ficou acertado no protocolo a reclassificação para a categoria de Parque Nacional (máxima categoria protecionismo) as seguintes reservas florestais :

Para consolidar estes nova rede de Parques Nacionais da Patagônia, o governo do Chile compromete-se a acrescentar 949.368 hectares (9.500 km²) de terras públicas, a serem incorporadas e anexadas (conforme o caso), em cada um dos parques que constam na proposta para, desta maneira, dar continuidade ao serviços dos ecossistemas nessas áreas protegidas.

Ilustração : http://impresa.elmercurio.com

Próximas etapas

No próximo mês de abril o ministro do meio ambiente chileno Pablo Badenier apresentará o protocolo do acordo ao Conselho de Ministros para a Sustentabilidade que irá votar. Assim que for votado, a subsecretaria de Turismo chileno se comprometerá a difundir por meio de ações a rede de Parques Nacionais da Patagonia Chilena, para desta maneira desenvolver-la.

De acordo com números oficiais do governo chileno o El Santuario de la Naturaleza de Pumalín recebe aproximadamente 13.000 visitas por ano, sendo uma das principais atrações da Ruta Carretera Austral.

banner-freddy-duclerc

Sobre o Autor

Freddy Duclerc

Freddy Duclerc

Freddy Duclerc é Montanhista e líder das Expedições em Alta montanha e Travessias na América do Sul. Também realiza “Treinamento e Palestras” em liderança, motivação, planejamento e vivencia em ambiente inóspito. Possui Graduação, Pós Graduação e MBA em Marketing, Gestão de Negócios e
Administração de Empresas. Tem como missão ajudar as pessoas a realizarem seus sonhos, motivando e mostrando os caminhos possíveis nas montanhas de nossa América do Sul

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.