Zicral: Conhecendo o principal material dos mosquetões

Quem já visitou uma loja de produtos destinados a atividades de natureza já deve ter se deparado com algum mosquetão. Existem vários modelos e várias utilidades a cada um deles. Para a prática de montanhismo e escalada, é necessário que o equipamento tenha certificação ISO 9.000 (obrigatoriamente ) e preferencialmente da UIAA.

Além destas certificações, deve obrigatoriamente suportar 25 kN (quilo Newton). Toda a especificação técnica a respeito de mosquetões de escalada já foi detalhada em um artigo específico aqui na Revista Blog de Escalada.

Comumente creditado como sendo “mosquetão de alumínio”, às vezes, tecnicamente falando, equivocadamente chamado por leigos como “duralumínio”, na verdade todos os mosquetões para montanhismo e escalada são de uma liga metálica chamada Zicral. A composição média deste material é

  • 88% Al (Alumínio)
  • 5,6 a 6,1% Zn (Zinco)
  • 2,1 a 2,5% Mg (Magnésio)
  • 1,2 a 1,6 % Cu (Cobre)
  • < 0,5% de silício, ferro, manganês, titânio, cromo e outros metais

Zicral

Tecnicamente falando, o Zicral é uma liga de alumínio 7075 (AA7075) também conhecida por Ergal ou Fortal Constructal. Recebe este nome por possuir o zinco como elemento primário de liga. Possui excelentes propriedades mecânicas e apresenta boa ductilidade (flexível), alta resistência, tenacidade e boa resistência à fadiga.

A primeira liga 7075 foi desenvolvida pela empresa japonesa Sumitomo Metal Industries, em 1936, e usada para a estrutura do caça Mitsubishi A6M usado pela Marinha Imperial Japonesa durante a Segunda Guerra Mundial.

O Zicral é mais suscetível à fragilização do que muitas outras ligas de alumínio devido à microssegregação (separação química não uniforme e concentração de elementos ou impurezas em ligas após terem solidificado), mas tem resistência à corrosão significativamente melhor do que as ligas da série 2000 (duralumínio).

O material é produzido em várias têmperas de forja (código de forja): 7075-0, 7075-T6, 7075-T651, 7075-T7 e 7075-RRA. Cada têmpera de de forja provê uma propriedade diferente de resistência à tração.

Duralumínio

O termo duralumínio é um termo técnico sobre ligas metálicas de forja de alumínio. Portanto, o Zicral pertence a toda uma família de tipos de ligas metálicas classificadas como alumínio-cobre, mas não à série 2000 (duralumínio).

Muitas pessoas acreditam que designando o nome duralumínio (alumínio-cobre série 2000) a um mosquetão passar mais segurança por intuir que o nome significaria “alumínio duro”. Este tipo de raciocínio é baseado no marketing para dar mais segurança.

Ao contrário do que o nome leva a entender , duralumínio não deriva de “alumínio duro”, mas de Düren, cidade alemã onde foi descoberto, em 1906 pelo químico Alfred Wilm.

Inclusive, o nome comercial duralumínio é considerado obsoleto e hoje o termo se refere principalmente a ligas de alumínio-cobre, designadas como a série 2000 pelo International Alloy Designation System (IADS), assim como as ligas de 2014 e 2024 usadas na fabricação de fuselagem de aviação e bicicletas.

O duralumínio 2024 consiste em

  • 91-95% de alumínio
  • 3,8-4,9% de cobre
  • 0,3-0,9% de manganês
  • 1,2-1,8% de magnésio,
  • <0,5% de ferro,
  • <0,5% de silício,
  • <0,25% de zinco,
  • <0,15% de titânio
  • <0,10% de cromo

Portanto, comparando ente os dois materiais, percebe-se diferenças entre as porcentagens de materiais e como um mosquetão de Zicral pode ser diferente de um de duralumínio. Estas diferenças influem na resistência e desempenho.

O duralumínio pode ser endurecido por um tratamento estrutural (maturação ou envelhecimento) que a torna utilizável na fabricação de automóveis e aviões.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.