Yosemite por loteria: Vagas para acampar no Camp 4 agora é por sorteio

Em comunicado à imprensa, o Parque Nacional de Yosemite, nos EUA, anunciou que usará um novo sistema para determinar quem poderá acampar no Camp 4. O local é um tradicional reduto de escaladores que frequentam o parque desde o final dos anos 1960. No comunicado, ficou determinado que a partir de 21 de maio de 2019, haverá um novo sistema de loteria, para determinar quem terá acesso ao Camp 4.

Até o momento, o Camp 4 operava por ordem de chegada e sem necessidade de reserva. Agora, de acordo com o Parque, o sistema piloto de loteria diária operará através do site recreation.gov. As autoridades do parque afirmaram que nos últimos anos vinha aumentando consideravelmente a demanda de visitantes por um espaço no local. De acordo com informações obtidas com escaladores que frequentam o parque, o sistema de registro utilizado até o momento satisfazia razoavelmente as necessidades dos campistas atuais. Neste sistema os campistas passavam a noite, às vezes o dia todo, na fila para obter um lugar no Camp 4.

Foto: https://www.nps.gov

“Este sistema é ineficiente e contribuiu para que acontecesse problemas com a vida silvestre, devido ao armazenamento inadequado de alimentos, acampar fora dos limites e conflitos entre os campistas”, afirmou o comunicado. Com este novo programa piloto, que durará até setembro, o problema de acesso ao acampamento, em teoria, será resolvido. No mês de outubro haverá um estudo sobre a eficiência do sistema e a necessidade de ajustes.

Escaladores que vivem na região, alguns dos quais contestaram notícias oficiais divulgadas pelo governo norte-americano e a administração do parque, a respeito do último grande incêndio na região (chegando a contestar em redes sociais) que fechou o parque à visitação, ainda não divulgaram declarações a respeito da decisão do parque. Porém muitos acreditam que esta é mais uma decisão que colabora para a silenciosa guerra das instituições aos “escaladores micróbios”.

A loteria será aberta às 00:01, hora local de Yosemite, no dia anterior à data de chegada e estará aberta até às 16:00. A loteria irá designar automaticamente aos solicitantes o número de espaços abertos para acampar. Todas as pessoas que ingressem à loteria diária, receberá uma notificação por e-mail sobre os resultados da solicitação de acesso.

Existirá um limite de 30 noites para acampar dentro do Parque Nacional de Yosemite no período de um ano. Portanto, de 1º de maio a 15 de setembro, o limite para acampar em Yosemite é de 14 noites e somente sete, das noites permitidas, podem ser no Vale de Yosemite ou Wawona (Camp 4).

Para maiores informações a respeito do acampamento: https://www.nps.gov

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.