No dia de ontem um fragmento de rocha, que segundo testemunhas media 30 metros (tanto de largura, quanto de comprimento), desprendeu-se do El Capitan, conhecido rochedo de Yosemite, matando uma pessoa e ferindo outra. Segundo testemunhas o fragmento possuía aproximadamente uma área de 900 m².
A título de comparação, uma caminhonete cabine dupla ocupa uma área de aproximadamente 10 m² (portanto o fragmento possuía aproximadamente o tamanho de uma área ocupada por de 90 caminhonetes cabine dupla). O fragmento de rocha despedaçou-se ao chocar-se com a base do El Capitán.
O desprendimento aconteceu na via Waterfall Route, que fica entre as populares “Zodiac” e “East Buttress”. O acontecimento foi testemunhado por 30 pessoas.
Por volta de três escaladores estavam pouco acima do desprendimento. Um dos escaladores, conhecido como Peter Zabrok estava entre eles e reportou o acontecimento a uma agência de notícias. Após este desprendimento maciço, outros cinco desprendimentos, por sua vez menores, foram reportados.
Por meio de redes sociais, várias fotos e relatos estão sendo reportados sobre o acidente. A principal fonte de informações e fotos a respeito do acidente é por meio do tradicional fórum de escaladores sendertopo. A foto abaixo foi publicada por Ryan Sheridan, no momento do desprendimento de rocha.
O nome da pessoa vitimada pelo desprendimento da rocha, assim como a de que ficou ferida, não foi divulgado ainda pelas autoridades locais.
A administração do parque, entretanto, por meio de comunicado oficial, anunciou que o parque continua aberto à visitação normalmente.
Para maiores informações: http://www.kcra.com/article
Large rockfall off the East Buttress of El Cap in Yosemite. I heard and saw it from Glacier Point at 1:51-1:52pm pic.twitter.com/youAujh3pA
— Jon Kameen (@JonKameen) 28 de setembro de 2017
Lastimável a perda dessa vida. Diante disso, não é tão relevante mas a área da pedra seria equivalente a 90 caminhonetes cabine dupla e não 9 como aparece no texto. Era realmente uma pedra gigantesca. Até incrível que as consequências não tenham sido ainda maiores.