Wikiloc: A história do maior aplicativo de trekking do mundo

Wikiloc: quem religiosamente pratica trekking, hiking, trilha e excursionismo já deve ter esbarrado no aplicativo. A empresa, que nasceu sem grandes pretensões, em pouco mais de uma década conseguiu se tornar uma das maiores referências no mundo do trekking.

Com cerca de 11 milhões de usuários, o qual é oferecido em diversos idiomas, possui, até o momento de publicação desse artigo, mais de 38 milhões de informações de trilhas para trekking, hiking, ciclismo, vela, cavalgadas, condução, parapente e assim por diante. Mas qual a história desse aplicativo e porque ele é referência para toda e qualquer pessoa que deseja criar um serviço similar em qualquer área?

Bom, tudo começou com uma simples ideia de Jordi Ramot que se concretizou graças aos seus conhecimentos em tecnologia de informação.

Tudo começou no Científic i Tecnològic de la Universitat de Girona

Wikiloc

Girona (também conhecida como Gerunda) é um município da Espanha e capital da província de mesmo nome. Localizada na Catalunha, a cidade de pouco mais de mais de 100.000 habitantes fica a 99 km a nordeste de Barcelona.

Como grande parte do bairro antigo de Girona foi preservada, a cidade é destino popular para turistas e produções cinematográficas. A cidade foi, por exemplo, cenário da série Game of Thrones.

Lá esta a Universitat de Girona, cuja a origem remonta à sua criação em 1446, mas foi restabelecida como uma nova universidade em 1991. A pesquisa em Universitat de Girona, concentra-se principalmente em duas linhas estratégicas: ciência e gestão da água e turismo e sustentabilidade.

Estudante do Parc Científic i Tecnològic de la Universitat de Girona, o catalão Jordi Ramot teve a ideia de concentrar linhas e trajetos de mountain bike em 2006, mas só se concretizou em 2009. Jordi é cientista da computação de profissão e por conta disso começou a trabalhar no o setor de informações cadastrais geográficas, na administração pública da cidade. Nesse trabalho teve contato com disciplinas de planejamento urbano e digitalização de mapas.

Quando foi trabalhar para empresas privadas trabalhou com monitoramento de frotas de caminhões. Para permitir o rastreamento de uma frota, os caminhões devem estar equipados com um GPS e ter um sistema de gerenciamento de frota conectado a esses receptores. Assim dados de localização são enviados para o sistema de gerenciamento de frota em tempo real.

Nasce o Wikiloc

Wikiloc

Foto: Mariano Herranz | https://www.maillotmag.com/

Quando não estava no trabalho de monitoramento, estava andando de bicicleta com os amigos, fazendo trilhas pela região montanhosa da cidade. Naquela época, Jordi Ramot saía de bicicleta com os amigos e, como todos os praticantes, tirava fotos que acabava vendo depois de passado o fim de semana, enviando para os emails uns dos outros.

Por volta de 2006 o Google Maps ainda não era a realidade, quando Jordi teve a ideia e começou a fazer traçados em mapas para posteriormente colar nos mapas. Assim conseguiu colocar caminhos que realizava desenhados em um mapa topográfico do Instituto Geográfico Nacional da Espanha. Mas o processo era todo manual e quase artesanal, além de demorar muito para ficar pronto.

Foi quando Jordi Ramot pensou em fazer um desenho automático de um arquivo de um GPS Garmin da época. Com a praticidade, todos os companheiros com quem pedalava queriam fazer o mesmo. Assim o Ramot construiu uma página com login para eles criarem perfil e criar o próprio percurso e compartilhar. A página era restrita aos amigos.

Por que Wikiloc?

A ideia Wikiloc já existia, mas faltava ainda o nome. Jordi Ramot fez uma lista de possíveis nomes para discutir com amigos que participava do projeto. Após diversos nomes, como Trailomatics e assim por diante, nenhuma sugestão vingou.

Foi aí que teve uma reflexão: “Bom, isso vai ser uma Wiki”, vendo que sua idéia era baseada na Wikipédia e em conceito colaborativo.

Na internet, um wiki é uma publicação online editada e gerenciada de forma colaborativa por seu próprio público e contém várias páginas para os assuntos ou escopo do objetivo da página. Os wikis são ativados pelo software wiki, também conhecido como mecanismos wiki, sendo uma forma de sistema de gerenciamento de conteúdo.

Assim, o que a Wikipédia faz com conhecimento, a invenção de Jordi era fazer com locais, lugares, localizações, rotas, pontos de interesse, etc. A partir da palavra “locais”, do latim locālis (“local, referente a uma posição”), que em muitos idiomas começam com “loc” o nome começou a surgir.

A junção da palavra Wiki + loc resultou no nome Wikiloc. Além disso, wikiloc.com estava disponível como domínio e foi assim batizada. Pouco tempo depois, sua tecnologia foi reconhecida pelo Google.

Wikiloc como negócio

Como toda empresa, no início é necessário um aporte monetário para crescer. E foi assim com a Wikiloc quando Manuel Roca, Fundador e CEO da atrapalo.com, uma loja especializada em produtos outdoor, entrou no negócio. Roca deu uma primeira contribuição para o negócio e se tornou acionista minoritário juntamente com Jordi Ramot e o seu sócio, Montserrat Jordi (majoritário).

Nos primeiros anos, a empresa não tinha modelo de negócios até 2011, quando lançou um aplicativo para dispositivos Android e iOS e encontrou uma forma de se financiar. A principal fonte de renda vinha do serviço freemium, baseado em funções básicas gratuitas e pagamento por funções privilegiadas.

A Wikiloc não paga seus colaboradores, somente cobrando dos usuários o download de trilhas e waypoints. A empresa também proíbe downloads em massa ou re-hospedagem dos dados.

Uma ideia que parecia inocente de início, deu certo: 20% de todos os usuários da plataforma pagam por esses serviços. A empresa também fechou colaborações com dispositivos de marcas como Garmin, Apple e Suunto. Para se ter uma ideia em 2019, a Wikiloc teve rendimento de € 1,7 milhões de euros (aproximadamente R$ 10 milhões).

Hoje existem 72 tipos de atividades outdoor cadastradas na plataforma, sendo o ciclismo e caminhadas grande parte de todo o site.

Para quem gosta de dados tecnológicos, o Wikiloc roda em Linux , com um gerenciador de banco de dados PostgreSQL com PostGIS para suporte geográfico, software Apache, Hibernate , GEOS, GDAL , PROJ.4 , e com algum Python para pré-processamento e manutenção.

A empresa emprega 20 pessoas em Girona e a intenção de Jordi Ramot é manter o projeto independente e, no máximo, alinhar-se com empresas que compartilham valores empresariais e cuida da natureza. Segundo o site da empresa, o objetivo do Wikiloc é “ajudar as pessoas a terem a melhor experiência possível antes, durante e depois de suas atividades outdoor”.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.