Volkswagen exibe protótipo de “Kombi futurista” que pode revolucionar o mercado de Motorhomes

A multinacional alemã de automóveis Volkswagen exibiu no começo da semana durante a Feira Internacional de Automóveis em Detroit (North American International Auto Show), que teve início no último dia 8 e se estende até dia 22 deste mês, um novo protótipo de van que a empresa pretende viabilizar no futuro.

O novo modelo, que promete ser vendido em 2025, é movido à eletricidade e, segundo a própria montadora, totalmente conectado e conectável. A gigante alemã prometeu ainda lançar ao menos 30 modelos de automóveis elétricos até 2025. O interesse da montadora, entretanto, tem uma explicação: o escândalo dos veículos à diesel nos EUA, que pode custar algo como 1,2 bilhões de dólares de multa. O dieselgate, como foi chamado pela imprensa americana, deixou todos os ecologistas e agências ambientais americanas revoltadas com a fraude nos resultados apresentados.

Após o caso ser noticiado na mídia, a Volkswagen admitiu a culpa afirmando que 11 milhões de veículos movidos a diesel, em modelos de várias marcas pertencentes ao grupo, foram adulterados.

Foto: Divulgação Volkswagen

Por conta do ranço causado pelo dieselgate o novo protótipo foi recebido com ceticismo por alguns veículos de comunicação com cunho ecologista, e comparações com o Tesla (veículo que nem protótipo existe ainda) foram feitas. Isso porque surgiu um boato de que a Tesla estaria criando a sua própria Kombi antes mesmo de lançar oficialmente seu primeiro modelo no mercado. Mas mesmo com parte da crítica especializada torcendo o nariz (procurando focar mais no escândalo do que nos lançamentos) o veículo teve boa repercussão entre os especialistas e entusiastas de automobilismo.

Batizado de I.D. Buzz o veículo é, em linhas gerais uma “Kombi futurista”, e até mesmo a montadora fez questão de comparar os dois modelos colocando-os um ao lado do outro na apresentação (veja o vídeo acima). O veículo possui tração nas quatro rodas, motor movido à eletricidade e condução autônoma batizada de I.D. Pilot. A montadora garante que o veículo chega a 600 km de autonomia após abastecido. As baterias que abastecem o motor ficam no solo do veículo, o que aumenta consideravelmente o espaço interno.

Foto: Divulgação Volkswagen

O abastecimento do veículo, segundo a Volkswagen, é feito por indução eletromagnética ao andar por vias preparadas com a tecnologia de recarga. A opção de abastecimento similar a uma tomada também estará disponível e levaria 30 minutos para abastecer 80% da carga total.  O motor teria capacidade de ir de zero a 100 km/h em 5 segundos e uma velocidade máxima de 160 km/h.

O veículo, segundo o vídeo de exibição, teria a opção de reclinar os bancos em até 180º, além de possibilitar vários tipos de configurações. Desta maneira a empresa deixa os adeptos de estilo de vida vanlife ansiosos para daqui a três anos puderem estar a bordo de um motorhome ecologicamente correto, desde que, é claro, a empresa não fraude seus resultados novamente.

A empresa não entrou em detalhes sobre preço final ao consumidor, portanto qualquer inferência a respeito de valores seria mera especulação. Pois, como todos sabem, prever o que acontecerá em sete anos no mundo e no mercado automobilístico é impossível.

Mais informações: http://media.vw.com

Foto: Divulgação Volkswagen

Foto: Scott Collie | http://newatlas.com

Foto: Scott Collie | http://newatlas.com

Foto: Divulgação Volkswagen

Foto: Divulgação Volkswagen

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.