Vídeo histórico da primeira cordada feminina a escalar em Yosemite está disponível para visualização

Responda rápido: quem fez parte da primeira cordada feminina da história a escalar, e terminar o que começou, em Yosemite?

Uma dica: Não foi a gloriosa Lynn Hill. Muito menos Steph Davis ou Beth Roden.

A primeira cordada feminina em Yosemite foi Sibylle “Sib” Hechtel que, junto de Beverly “Bev” Johnson, no ano de 1973 realizou a primeira escalada feminina da história no local. As imagens histórias e captadas pela produtora de vídeos Oakley Anderson-Moore foi disponibilizada para visualização. O vídeo foi garimpado pela produtora quando estava realizando seu documentário “Brave New Wild”,  o qual no momento está realizando um tour de exibições especiais pelos EUA.

cordada-feminina-2

A via escalada por Johnson e Hechtel foi a “Triple Direct”, que toma inicia nas 10 primeiras enfiadas de outra via, a “Salathe Wall”, e continua pelo meio da “Muir Wall”, e termina nos últimos trechos da “The Nose”.

A título de curiosidade:  Molly Higgins e Barb Eastman voltaram em 1977 para realizar a segunda cordada feminina a escalar no local. Porém a dupla detém o privilégio de ser a primeira cordada feminina a escalar o “The Nose”.

Beverly Johnson foi a primeira mulher a solar o El Capitan (via do Diedro – Dihedral Wall).

Filme “Brave New Wild”

O Filme “Brave New Wild”, que já foi analisado pela Revista Blog de Escalada, é considerada tanto pela crítica especializada como pelo público como o melhor documentário que reconta a história das escaladas em Yosemite. A produção é ovacionada em todas as exibições por onde passa.

O filme, que pela qualidade apresentada já nasceu, ao mesmo tempo, cult e clássico, está disponível para ser assistido por VOD (Streaming pago)

cordada-feminina-3

cordada-feminina-1

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.