Vídeo da semana: “Lawqa” – O problema das mineradoras e os paraísos ecológicos

A Reserva Mundial da Biosfera “Lauca” está sendo contaminada por rejeitos de mineração abandonados e destruída pela exploração da indústria de mineração de bórax. O atleta Gabo Benoit, explora em sua bicicleta as rotas solitárias do planalto chileno, em busca de um espaço único e mágico para praticar a pesca esportiva.

Nesta viagem, Benoit conhece personagens que possibilita a conhecer a vida dos últimos habitantes da região, juntamente com as manobras políticas que transformaram o Altiplano andino da parte do Chile em um aterro de resíduos de mineração às custas de suas maravilhas naturais.

Lauca está sendo contaminada por rejeitos de mineração abandonados e destruídos pela exploração desenfreada da indústria de mineração de bórax, que ameaça seus recursos naturais.

Altiplano andino e o Chile

O Altiplano andino, ou Collao, é a parte do Planalto dos Andes no centro-oeste da América do Sul. A região é a área onde os Andes são os mais largos.

Collao é a área mais extensa de planalto no planeta, com exceção do Tibete. A maior parte do Altiplano está na Bolívia, mas suas partes do norte estão no Peru, e suas partes do sul estão no Chile e na Argentina.

A mineração é uma das principais fontes de renda do Chile. O cobre responde por metade das suas exportações e corresponde a 35% do mineral utilizado no mundo. Além disso, o Chile exporta 45% de produtos minerais como o já citado cobre, mas também molibdênio, prata e ouro.

Parque Nacional do Lauca

O Parque Nacional do Lauca está localizado no planalto e precordilheira de Parinacota, na região de Arica e Parinacota, no Chile. O parque possui uma área de 137.883 hectares (1.378,83 km²). A título de comparação, o Parque Nacional Itatiaia possui 28.000 hectares.

O Parque faz parte da Rede Mundial de Reservas da Biosfera, por possuir espécies vegetais e animais endêmicas e por sua importância cultural e arqueológica. A rede é coordenada de reservas da biosfera reconhecidas pela UNESCO.

Na região onde se localiza o Parque Nacional do Lauca, é possível encontrar vestígios de comunidades indígenas (Chucuyo e Parinacota) de até 9 mil anos.

A marca de roupas Patagonia, em colaboração com a Fundación Relaves, realizou o documentário “Lawqa”, que consiste em documentar um passeio solitário de bicicleta de Gabriel “Gabo” Benoit, ao longo de trilhas esquecidas, onde a pesca com mosca adquire um novo significado: resgatar a natureza das montanhas dos efeitos de rejeitos abandonados e atividades de mineração.

O objetivo do filme é relativamente simples, mostrar e conscientizar sobre esse grande problema ambiental, que ameaça territórios ancestrais pertencentes a todas as comunidades chilenas e aimarás.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.