Vídeo da Semana: Gorges du Verdon, o espetacular local de escalada tradicional em calcário

Gorges du Verdon é um cânion fluvial localizado na região de Provence-Alpes-Côte d’Azur, no sudeste da França, com 25 km e até 700 metros de profundidade. É considerado um excelente destino para escalada tradicional, com 1.500 vias disponíveis, que variam de 20 a mais de 400 metros.

O cânion é um dos destinos de escalada mais espetaculares da França. As paredes de calcário cinza erguem-se acima de um rio cor turquesa e embora o desfiladeiro seja mais conhecido por suas longas rotas com várias enfiadas, existem escaladas esportiva.

Possui mais de 500 vias até 300 metros de comprimento e tem um total de 1.500 vias reconhecidas, incluindo algumas das mais difíceis vias tradicionais do mundo. A variedade e qualidade da rocha é excelente, com tufas, ondulações, chaminés e buracos de calcário perfeitos.

A marca Grivel, fundada em 1818 em Courmayeur, Itália, liberou gratuitamente para a apreciação de todos o filme VERDON The Show Must Go On. Assista ao filme no topo do artigo.

O filme apresenta Catherine Destivelle, Lionel Catsoyannis, Bernard Vaucher, Bernard Gorgeon e outros escaladores locais importantes. Legendas em inglês estão disponíveis na parte inferior da tela do vídeo.

Um pouco sobre Gorges du Verdon

Gorges du Verdon costuma ser chamado de Grand Canyon da Europa, mas no mundo da escalada é mais parecido com o Vale de Yosemite da Europa. O local é mais acessível do que a maioria das pessoas pensa.

A cidade mais próxima é La-Palud-Sur-Verdon, onde se encontra uma loja de escalada, acomodações e um acampamento. É necessário um carro para acessar a maioria das vias. É proibido acampar nas grutas.

Muitas novas vias são chapeletadas e, para pessoas que escalam abaixo de 5+ francês (5º brasileiro), há vias suficientes para uma boa semana de escalada. Portanto, estar confortável escalando 6a francês (6° grau brasileiro) abrirá muito mais opções.

A escalada no Gorges du Verdon data de meados dos anos 1960. Em meados dos anos 1970, o uso de chapeletas e a conquistas de vias de cima para baixo transformaram o local.

Em meados da década de 1980, os lendários escaladores franceses estavam se destacando por lá. No entanto, devido ao estilo de escalada e à ousadia de alguns dos primeiros escaladores, Verdon foi considerado um local um tanto elitista.

Gorges du Verdon

Hoje, embora essa reputação ainda exista, várias vias moderadas foram estabelecidas e o local tornou-se cada vez mais acessível. No entanto, é uma boa ideia começar devagar em Gorges du Verdon e conhecer a rocha, o estilo de escalada e as classificações. A maioria das vias é acessada por rapel, por isso a retirada, sempre que possível, é uma tarefa trabalhosa.

Como muitas áreas de escalada, a melhor época para o Gorges du Verdon é a primavera e o outono. Os invernos são muito frios e os verões muito quentes.

Dada a orientação do desfiladeiro, muitas vias ficam na sombra no meio da tarde. Portanto, é possível começar tarde e escalar na sombra durante os meses de verão. Normalmente, há uma brisa da tarde, o que ajuda a aumentar as temperaturas. Se você quiser escalar ao sol, abril e maio ou setembro e outubro são as melhores estações.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.