Video da semana: Como um (a) escalador (a) olímpico (a) administra sua ansiedade?

O vídeo da semana é indiretamente sobre burnout. A ansiedade é a preocupação intensa, excessiva e persistente e medo de situações cotidianas. A pessoa que sofre de ansiedade sente-se angustiada, ameaçada e bloqueada. A ansiedade é uma resposta do corpo às circunstâncias do dia a dia.

O site FiveThirtyEight se concentra em análises de pesquisas de opinião, política, economia e blogs de esportes. O site foi fundado 2008, como um site de agregação de pesquisas com um blog criado pelo analista estatístico Nate Silver. Em 2013, a ESPN adquiriu a FiveThirtyEight , contratando Silver como editor-chefe e colaborador da ESPN.com, consolidando os site como uma organização de jornalismo de dados.

Durante as Olimpíadas, o site realizou diversas reportagens sobre os ‘novos esportes olímpicos’, com vídeos educacionais, para apresentar as modalidades ao público leigo. Nessa semana, foi justamente a escalada e os benefícios do esporte para o organismo e mente das pessoas.

Em uma reportagem especial, é destacada a escaladora olímpica canadense Alannah Yip que encontrou uma maneira de trabalhar sua ansiedade usando uma técnica de atenção plena chamada “respiração colorida” (color breathing). A técnica é uma atividade simples de redução do estresse que pode ser aprendida rapidamente.

burnout

Essa prática a ajuda a entrar no estado de flow, um estado psicológico em que tudo parece fácil e você perde o senso de autoconsciência. Em suma, envolve imaginar/meditar mentalmente sobre uma cor que represente como você quer se sentir ou o que você quer deixar de sua vida (como o estresse). A pessoa começa ficando em uma posição confortável e permitindo-se relaxar.

Estresse e ansiedade são expressões usadas para referir à mesma situação, mas diferenciadas pelo fator que leva ao desenvolvimento dos sinais e sintomas. O estresse normalmente está relacionado com qualquer situação ou pensamento que provoca frustração e nervosismo.

A ansiedade está relacionada com medo irracional, aflição, preocupação excessiva e angústia devido à sensação de perigo e incerteza. A síndrome de burnout, apesar de não considerada propriamente como uma “doença”, é uma consequência do estresse.

Ansiedade e burnout

burnout

Os escaladores esportivos têm muito com que se preocupar durante a competição: a dificuldade da escalada, o risco de queda, as distrações dos espectadores e a velocidade do adversário. A pressão sofrida por atletas de ponta, como a norte-americana Simone Biles pode levar a quadros de ansiedade e depressão, por isso faz parte do treinamento de atletas de alto desempenho o treinamento psicológico para lidar pressão.

Em uma semana que a atleta norte-americana Simone Biles se retirou das competições em plena Olimpíada alegando exaustão mental, a qual é conhecida como síndrome de burnout, é o momento ideal para tocar em um assunto pouco conversado no meio de esportes profissionais.

Os sintomas do burnout muitas vezes são semelhantes aos da ansiedade e a depressão: Cansaço extremo, irritabilidade, alterações repentinas de humor. O episódio não é um caso isolado: a tenista campeã Naomi Osaka abandonou o French Open em junho em circunstâncias similares, evidenciando que atletas chegam em um grau de esgotamento psicológico e não conseguem dar o próximo passo.

Aos 24 anos, Biles já é considerada a maior ginasta de todos os tempos. “Não somos apenas atletas. Somos pessoas, afinal de contas, e às vezes é preciso dar um passo atrás”, disse a norte-americana na última terça-feira. O gesto da atleta serviu como lição e reflexão para todos nós e Simone Biles expôs como a pandemia afeta a saúde mental.

A síndrome de burnout, descrita em 1974 pelo psicólogo norte-americano Herbert Freudenberger, é um distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema, principalmente entre profissionais que se envolvem diretamente com o convívio pessoa-pessoa.

O cientista Robert Eklund, no estudo intitulado BurnoutinSportand Performance, jogou uma luz sobre o assunto já em 2017, afirmando que os encarregados de cuidar da saúde física e mental dos atletas são essenciais na área de prática de burnout do atleta, incluindo o monitoramento, prevenção e tratamento.

Enquanto tantos aplaudiram a coragem de Simone Biles, outros partiram para o ataque. Não somente os haters de sempre nas redes sociais, mas até mesmo apresentadores de programas esportivos questionaram por que o apoio à decisão.

A atleta era a grande aposta do mercado de mídia e publicidade dos EUA para a Olimpíada de Tóquio, entretanto, patrocinadores apoiaram e exaltaram Simone Biles após desistência.

Muito treinamento físico, ou excesso de treinamento, leva à exaustão mental, frustração, envelhecimento e declínio no desempenho. Quando os atletas passam uma quantidade excessiva de tempo treinando em um esporte desde tenra idade, eles perdem a paixão, ficam “exaustos”.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.