A pomada mais versátil para praticantes de trekking: Vick Vaporub

Desde o início, um aviso ao leitor (a): este artigo não é um anúncio. Prova disso é que já aproveito para deixar os nomes dos concorrentes diretos da pomada Vick Vaporub: Strepsils, Tylenol, Advil, Naldecon, Benalete, Theraflu e Valda.

Ao observar os concorrentes da pomada, notará que alguns deles sequer investiram em também fabricar uma pomada, pois o Vick Vaporub é enxergado, em termos de mercado, como um anti-gripal.

A pomada constituída de mentol, canferol e eucaliptol, possui como uso direto promover uma sensação de frescor e ajudar a diminuir a viscosidade do catarro nas vias nasais. Quem já teve o nariz entupido, muito provavelmente teve a experiência de massagens no tórax com a pomada que tem um cheiro característico.

O Vick Vaporub (no Brasil o produto é comercializado sem a letra S) é vendido em um quase inconfundível pote azul.

Mas engana-se quem acredita que esta pomada, que para muitos possui “cheiro de infância”, serve semente para grandes alívios em problemas respiratórios.

A pomada é também um aliado poderoso para quem pratica atividades de natureza.

Para o praticante de trekking, é uma poderosa ferramenta para tratar inconvenientes físicos.

História

A pomada foi inventada pelo professor norte-americano Lunsford Richardson largou a profissão acadêmica e dedicou-se a trabalhar como farmacêutico. No ano de 1890, ele e a família se mudaram para Greensboro, uma pequena cidade do estado norte-americano da Carolina do Norte.

Para trabalhar como farmacêutico, adquiriu uma farmácia chamada W.C. Porter’s. O estabelecimento atendia pessoas humildes, muitas delas sem condições financeiras de consultar com um médico.

Nesta época, os médicos receitavam às pessoas que tinham estas doenças, a inalação de vapor de ervas. Como muitas das pessoas se queimavam com respingos da água quente. Foi então que Richardson criou uma pomada para ser usada em casos de constipação, reumatismo, gota, artrites e sinusites.

Para conseguir atender a esta população, que era grande parte de sua clientela, começou a fabricar unguentos, medicamento de uso externo à base de gordura semelhante a uma pomada, que prometiam combater os sintomas de pneumonias, resfriados e congestão nasal.

A linha de produtos foi criada e batizada de Vick’s Family Remedies. Por ser bastante eficaz a sua popularidade foi crescendo e, em pouco tempo, eram 21 itens como óleo de rícino, fortificantes e vermífugos.

Os motivos do nome são até curiosos. O primeiro motivo de chamar-se Vick foi a facilidade na pronúncia na pronúncia. Como era um nome curto, podia perfeitamente ser ajustado aos tamanhos dos rótulos. Além disso, um outro motivo era o sobrenome de um médico da cidade, o Dr. Joshua Vick, o qual era seu cunhado e sócio no negócio.

Por volta de 1905, o jovem Smith Richardson, filho de Lunsford, passou a ajudá-lo nas vendas por toda zona rural do estado norte-americano da Carolina do Norte.

Como o nome da pomada Vick’s Croup and Pneumonia Salve (composta inicialmente de cânfora, óleo de eucalipto, óleo de rícino (que seria retirado da fórmula anos mais tarde) e mentol, deixava a entender que curava pneumonia.

Para contornar “desconfortos” com a polícia no caso de algum processo, o filho pediu ao pai em 1912 trocasse para Vick Chemical Company. O produto principal, entretanto, era a famosa pomada. Que foi também rebatizada de Vick´s Vaporub. Vaporub é palavra que ele inventou para dizer “vapor que se esfrega” (vapor-=vapor + rub=esfregar).

Com o surte de gripe espanhola em todos EUA, a família viu a oportunidade de vender o produto nacionalmente em 1918. Com a população desesperada em busca de alívio, encontraram em Vick´s Vaporub a solução prática e barata para aliviar a congestão nasal e os problemas respiratórios.

Para se ter uma ideia do que isso representou para a empresa, o volume de vendas passou de US$ 900 mil para US$ 2.9 milhões em apenas um ano.

No início da década de 1920 a marca começou a ampliar seu alcance, com seus produtos sendo exportados para mais de 60 países ao redor do mundo.

Repelente

Quando espalhada pelo corpo, o Vick Vaporub pode ajudar a manter os mosquitos, pernilongos e outros insetos afastados. Durante um trekking em alguma região tropical, por exemplo, pode ser importante para livrar de picadas.

Para quem é alérgico, é interessante esta alternativa. Mas lembre-se, o produto não pode ser aplicado na região dos olhos, porque os produtos químicos irão irritar bastante a região.

Mesmo que a pessoa já tenha sido picada, mesmo por uma formiga, a pomada também provoca um alívio neste incômodo. Precisa de ajuda para aliviar a coceira? Vick Vaporub é uma maneira refrescante de se livrar da irritação.

Para isso esfregue pequenas quantidades da pomada na picada, pois ela possui propriedades antibacterianas e antimicrobianas, que ajudarão a acelerar o processo de recuperação e também reduzir o inchaço.

Pé de atleta

O pé de atleta, conhecido popularmente como frieira, é uma infecção nos pés causada por fungo. O sintoma mais comum do pé de atleta é apresentar pele rachada e descamada entre os dedos ou na parte lateral do pé.

Pois o Vick Vaporub também é eficaz no tratamento do pé de atleta. A pomada, que tem propriedades antibacterianas e antimicrobianas, ataca e mata o fungo ao mesmo tempo que impede a formação de novos fungos.

O Vick Vaporub contém ingredientes como cânfora, óleo de folha de cedro e timol. Todos eles são remédios naturais de fungos nas unhas.

Portanto, quando estiver fazendo caminhadas muito longas, aproveite e passe a pomada à noite antes de dormir. Além de ajudar no tratamento de é de atleta, também irá combater o chulé.

Dores musculares

As longas caminhadas podem deixar o corpo um pouco dolorido ao final do dia. Mais precisamente no dia seguinte, quando aparecem as dores musculares.

Para aliviar estas dores, especialmente quando está fazendo uma travessia de vários dias, passe Vick Vaporub no local dolorido, a pomada pode aliviar um pouco desse desconforto.

Isso porque o mentol e o salicilato de metilo são conhecidos por serem anti-inflamatórios. Estes elementos fazem com que a pele fique gelada e depois quente, o que disfarça as dores de músculos, articulações e tendões.

Mas importante: não irá curar, somente aliviar.

Calcanhares rachados

Foto: http://doctorfeet.com.br

Vick Vaporub também pode ajudar a calcanhares secos, ásperos e rachados. Por ter os calcanhares uma camada de pele mais dura e grossa do pé, eles tendem a rachar quanto são submetidos a longas caminhadas.

Geralmente em regiões onde a temperatura é mais quente e a umidade do ar seja menor, principalmente no período de outono/inverno. É necessário ter muita atenção quanto à hidratação dos pés e calcanhares.

Antes de dormir, passe um pouquinho de Vick Vaporub no calcanhar e coloque um par de meias. Dentro de poucos dias, você verá resultados notáveis!

Rachaduras nos lábios

Um problema muito crônico em praticantes de trekking quando vão a lugares mais frios, é ter os lábios rachados.

O ressecamento dos lábios pode ser causado por situações como desidratação, hábito de lamber os lábios e exposição solar excessiva. Todas estas situações típicas de lugares que é frio, seco e ensolarado.

Apesar de poucos saberem, o Vick Vaporub pode ser usado como hidratante labial. Em épocas secas ou frias, ele pode ajudar a eliminar rachaduras. Basta aplicar o produto nos lábios, sobre a região ferida.

There is one comment

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.