Viciados em exercícios físicos

A doença que faz a pessoa se achar mais magra ou fraca do que é -enquanto seus músculos incham- vem sendo subdiagnosticada, conforme especialistas.

Essa falsa percepção, característica do transtorno da vigorexia, leva o doente a abusar de exercícios físicos e, às vezes, de anabolizantes.

Diferentemente do paciente anoréxico, o vigoréxico raramente procura ajuda, segundo a psiquiatra Ana Gabriela Hounie, da Associação Brasileira de Psiquiatria.

“Quando um chega ao psiquiatra é porque foi encaminhado por um cardiologista ou urologista, procurado para solucionar problemas causados por uso de esteroides.”

Incomodado com a falta de diagnóstico e a proliferação de vigoréxicos ao seu redor, o educador físico e instrutor Marcus Zimpeck, 29, criou um teste para avaliar o risco de o aluno desenvolver o problema (ao lado).

“Metade dos homens que vejo em academias fica exibindo os músculos e gastando dinheiro com suplementos. Muitos vão para o caminho dos anabolizantes”, diz.

Segundo o instrutor, detalhes como a frequência dos treinos e a autoavaliação no espelho podem ajudar a pessoa a checar se há risco.

A psiquiatra Hounie diz que o teste não é diagnóstico, mas pode detectar comportamentos suspeitos e levar a pessoa a um especialista.

“O que dirá se a pessoa tem vigorexia é se a percepção do próprio corpo não corresponde à realidade.”

Zimpeck aplicou o questionário em dez homens. Um deles, conta, teve a máxima pontuação. “Aconselhei a procurar um especialista.”

Mas o instrutor diz que a maioria brinca com o tema. “O pessoal não leva a sério enquanto não surge algum problema no organismo.”

AMBIENTE

Academias são complacentes com o problema, na visão de Vladimir Modolo, professor de educação física e pesquisador do Centro de Estudos em Psicobiologia e Exercícios da Unifesp.

“Academias têm a tendência de contratar professores sarados para atrair mais público.” Segundo Modolo, muitos instrutores ignoram os danos causados à saúde pela vigorexia.

“Acabam propiciando um ambiente no qual os praticantes são estimulados a cultuar o corpo sem controle.”

O psicólogo Niraldo de Oliveira Santos montou um grupo no Hospital das Clínicas de São Paulo para tratamento gratuito da vigorexia.

De 2006 até hoje, ele diz que só recebeu dois pacientes que usavam anabolizantes, mas não se enquadravam no diagnóstico do transtorno. “As pessoas não procuram tratamento.”

“Para o vigoréxico, seu único problema é ele não estar malhando o suficiente”, reforça Hounie. E os anabolizantes são ferramenta para atingir o corpo almejado.

“Quanto mais doses a pessoa tomar, mais efeitos colaterais terá”, alerta o endocrinologista Evandro Portes, vice-presidente da regional paulista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia.

E enumera: pressão alta, insuficiência cardíaca, câncer no fígado, atrofia testicular, infertilidade, convulsões, agressividade.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/876424-viciados-em-exercicios-fisicos-nao-percebem-que-estao-doentes.shtml

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.