O veterano montanhista grego Michalis Tsoukias, de 64 anos, faleceu no Hospital Sotiria, na Grécia, em decorrência de infecção pelo novo coronavírus (covid-19).
Tsoukias nasceu em Atenas em 1955 e começou a escalar no início dos anos 1970 e liderou a primeira expedição grega ao Himalaia na década de 1980.
Michalis estudou engenharia civil e foi presidente do Clube de Montanhismo da Grécia em Atenas e vice-presidente da Federação Grega de Montanhismo e Escalada.
Além de ser o líder da primeira expedição grega ao Himalaia, continuou com expedições ao Himalaia, Cordilheira dos Andes e Antártica. Em 1986, ele e Christos Lambris criaram a Trekking Hellas, empresa que se tornou sinônimo de atividades ao ar livre na Grécia.
Atuação da Grécia no combate ao novo coronavírus
A Grécia, ao contrário da Itália, reagiu rapidamente ao coronavírus como forma de evitar sobrecarregar os seus hospitais, debilitados após uma década de crise, além de impedir uma propagação incontrolável aos acampamentos de migrantes.
Desde que registrou o primeiro óbito em 12 de março, com apenas 117 casos de Covid-19, o governo grego impôs uma série de medidas: fechamento de escolas, universidades, cinemas, teatros, museus, sítios arqueológicos, bares, restaurantes, lojas e hotéis.
Uma semana depois das medidas serem aplicadas, o novo coronavírus causou 19 mortes na Grécia. O país possui 10,7 milhões de habitantes.