Guia básico para iniciantes ao boulder

Em suma, boulder é escalar em sua forma mais simples. Isto é, por exemplo, sem tantos acessórios como cordas em rochas ou lugares indoor.

Um esporte que tornou-se olímpico e que cresce cada vez mais. Relativamente acessível e social, diferente da escalada em vias (tradicionais ou esportivas), é fácil de fazer com grandes grupos de amigos. Por fim, veja um guia básico para iniciantes ao boulder.

Veja um guia básico para iniciantes ao boulder

Foto: Tommy Lisbin/Unsplash

Foto: Tommy Lisbin | Unsplash

Enfim, os escaladores escalam pequenas formações rochosas naturais ou paredes de rochas artificiais, geralmente com menos de 6 metros de altura. Não requer altas paredes de pedra.

A maioria dos escaladores usa calçados conhecidos como sapatilhas de escalada para proteger os pés, ademais carbonato de magnésio para manter as mãos secas e fornecer uma pegada firme. A saber, muitos também usam uma almofada de proteção, conhecida como crash pad, no chão para ajudar o escalador em caso de queda.

Início do boulder

A história exata é difícil de definir, mas já no século 19, problemas curtos provavelmente foram usados ​​como treinamento.

“Originalmente, o boulder era um método de treinamento para escaladas com cordas e montanhismo, para que os escaladores pudessem praticar movimentos específicos a uma distância segura do solo.

Na segunda metade do século 20, John ‘Verm’ Sherman desenvolveu o V-Scale no boulder. A essa altura, o boulder estava ganhando popularidade: os guias foram impressos, as sapatilhas de escalada e as almofadas de impacto foram produzidas em massa, e o boulder tornou-se um esporte reconhecido.

Hoje, você verá academias de escalada em todo o mundo, o que foi um catalisador para a entrada de boulder nos Jogos Olímpicos 2020”, explicou Tom Adams, diretor de recreação ao ar livre do estado de Utah em entrevista.

Os problemas no boulder são sequências relativamente curtas que priorizam o poder e a técnica de escalada sobre a resistência de longo prazo geralmente necessária para as rotas. Boulder inclui vários níveis de dificuldade com base no sistema V-Scale, e no sistema Fontainebleau (Font Scale).

Guia básico para iniciantes: V-Scale e Font Scale

A saber, a V-Scale, assim chamada pelo apelido de seu desenvolvedor, o famoso escalador John “Vermin” Sherman, é uma escala aberta. A classificação começa em V0, subidas fáceis que a maioria dos amadores poderia enfrentar. Logo, a partir daí a dificuldade aumenta.

No geral, a classificação V17 é a mais alta aplicada e marca alguns dos problemas de boulder mais difíceis identificados. A título de informação, há também uma classificação de VB. Nesta o B se refere a básico, isto é, são as formações rochosas mais fáceis.

Por outro lado, a Font Scale recebe o nome da região de Fontainebleau (França), uma área onde escaladores praticavam escalada em grandes rochas. Em suma, a Font Scale começa em 1 e vai até 6, com uma combinação alfanumérica representando dificuldade. A saber, 6A é mais fácil que 6C, por exemplo.

Foto destaque: Divulgação/99boulders.com

Foto destaque: Divulgação | 99boulders.com

Opções de acessórios no boulder

Decerto, muitos acessórios podem ser alugados, especialmente quando se pratica numa academia. Outro ponto positivo que serve de incentivo para muitos interessados em praticar esportes, é que custear o exercício do boulder é mais acessível que escalada de montanhas, por exemplo.

De todo modo, sapatos de escalada, giz, almofada de proteção e roupas confortáveis são alguns dos usos básicos para uma boa e segura prática. Enfim, Tom Adams, o diretor de recreação ao ar livre do estado de Utah, explica abaixo:

“Boulder não requer muito equipamento. Tudo o que você precisa é de um par de sapatos de escalada para iniciantes, que você pode comprar ou alugar na academia de escalada local.

Você pode adicionar um saco ou balde de giz de escalada para manter as mãos secas para uma pegada firme. Dentro de uma academia, isso é tudo que você precisa. Basta colocar os sapatos, giz nas mãos e começar a escalar.

Boulder é a forma mais barata e acessível de escalada. Quando estiver pronto para boulder ao ar livre, pode considerar investir em seus próprios acessórios para uma melhor prática.”

Ética no boulder

Foto: Yente Van Eynde/Unsplash

Foto: Yente Van Eynde/Unsplash

É importante manter um certo respeito pela vida e esporte especialmente. Portanto, segue a abaixo umas regrinhas básicas de bom senso que se “paga” para o esporte:

  • Planeje com antecedência e prepare-se: verifique com as agências locais de gerenciamento de terras sobre permissões, limites de tamanho de grupo, áreas fechadas e quaisquer regras ou restrições. Evite áreas lotadas e traga equipamentos apropriados para minimizar seu impacto.
  • Viaje e acampe em superfícies duráveis: para evitar a destruição, use trilhas estabelecidas para acessar pedregulhos. Se não houver trilhas disponíveis, viaje em superfícies duráveis, como rocha, cascalho e areia. Veja onde você coloca sua almofada de proteção para evitar perturbar ou pisotear a vegetação.
  • Descarte o lixo adequadamente: embale-o, não deixe lixo, restos de comida ou acessórios para trás. Certifique-se de se inteirar com as regras locais sobre o descarte dos dejetos.
  • Deixe o que encontrar: deixe pedras, árvores, arbustos e outras plantas onde e como você as encontrou. Não corte ou quebre galhos para melhorar o acesso.
  • Respeite a vida selvagem: verifique se há fechamentos sazonais e respeite-os. Se você trouxer um cachorro, não deixe que ele persiga a vida selvagem ou perturbe outros escaladores. Nunca alimente animais selvagens e mantenha sua comida segura.
  • Tenha consideração com outros visitantes: evite barulhos altos e não passe o dia todo em uma escalada se outras pessoas quiserem subir também.

Linguagem do boulder

De fato, há jargão para tudo o que é lado nessa vida. No boulder não é diferente. Enfim, é interessante aprender a se comunicar com os jargões, pois, certamente, seus colegas escaladores soltarão alguns eventualmente.

Ademais, é uma maneira respeitosa de mostrar interesse pela cultura/esporte. Por fim, cabe informar que existem outros, no entanto, em um guia básico para iniciantes ao boulder, este é um bom começo.

  • Beta: Conselho ou insight sobre a melhor maneira de executar um movimento ou sequência.
  • Campus: Subir sem usar os pés.
  • Crux: A sequência mais difícil de movimentos em um problema.
  • Deadpoint: Um movimento dinâmico longo com uma mão, ou o ato de completar tal movimento.
  • Dyno/Dinâmico: Um movimento que requer ambas as mãos (e às vezes ambos os pés) para deixar a parede em um salto em distância para o próximo golpe, ou o ato de completar tal movimento.
  • Flash: Para escalar um problema na primeira tentativa depois de ter recebido informações ou visto alguém escalar.
  • Onsight/À vista: Escalar um problema em sua primeira tentativa sem nenhuma informação sobre como escalá-lo.
  • Problema: Uma sequência de retenções com um ponto inicial e um ponto final.
  • Projeto: Um problema que um escalador tenta muitas vezes enquanto aprende, ou o ato de trabalhar em tal problema.
  • Encadenar: Escalar um problema sem cair.
  • Spot/Segurança: Para amparar a queda de outro escalador por segurança.

Foto destaque: Mark McGregor | Unsplash

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.