Veja como tratar queimaduras provocadas por cordas em quedas durante a escalada

Quem está aprendendo escalar frequentemente escuta de seus instrutores alertas sobre a atenção que deve existir em nunca ficar com a corda atrás da perna. A justificativa é que, no momento de uma queda com a corda atrás da perna, o escalador é virado com o tensionamento da corda e o escalador acaba caindo com a cabeça para baixo. No momento em que atinge a corda na queda há a ocorrência de um ferimento característico que é uma espécie de queimadura, causada pela fricção da superfície da corda de escalada com a pele.

Este tipo de ferimento é doloroso, mas relativamente fácil de tratar, embora o mais importante seja o aprendizado do escalador sobre os procedimentos de escalada. Importante ressaltar também que este tipo de acidente pode acontecer com qualquer pessoa, mesmo os mais experientes. Dependendo da severidade da queimadura, o acidentado pode perder algumas camadas de pele e se isso acontecer o escalador deve procurar o hospital mais próximo.

Foto: http://bodenner.net/

Foto: http://bodenner.net/

Mas geralmente, considerando a totalidade de ocorrências, mesmo sendo um ferimento doloroso é considerado, em termos de medicina, uma queimadura leve não necessitando de tratamento em nível hospitalar.

Mas após acontecer o acidente como tratar a queimadura de corda? Leia abaixo os cuidados básicos que qualquer pessoa tem de ter com este tipo de ferimento.

1 – As primeiras providências após uma queimadura são esfriá-la e limpá-la, de preferência com água corrente fria, na lesão por até 15 minutos.

2 – Aplique uma compressa de gaze sobre a ferida aberta para evitar qualquer sangramento. Segure a gaze sobre o ferimento e aplique leve pressão. No caso de sangramento repetir a aplicação com uma gaze nova e limpa até parar. Nesta fase, quando o ferimento está bastante doloroso, é essencial que o sangramento seja interrompido para que posteriormente haja uma limpeza adicional. Faça uma inspeção com o dedo ao redor da área da queimadura para verificar sinais de existência de qualquer outra lesão além da queimadura. Essa inspeção serve para verificar se houve alguma fratura de ossos ou hemorragia interna.

Foto: Adam Hosterman | http://publications.americanalpineclub.org/

Foto: Adam Hosterman | http://publications.americanalpineclub.org/

3 – Limpe a área da queimadura com cuidado, para evitar alguma infecção, removendo qualquer resquício de terra, poeira ou pequenas pedras na ferida. A limpeza pode ser feita com um algodão umedecido com álcool. Se possível álcool iodado.

4 – Após o álcool ter secado, aplique creme anti-bacteriano à base de Aloe Vera (babosa ou aloés) ou vaselina indicada para a queimaduras. O creme vai ajudar a garantir que a ferida não se infeccione enquanto ela estiver recente. Por isso, procure sempre ter um creme no seu kit de primeiros socorros.

5 – Procure tomar alguns analgésicos e anti-inflamatórios caso a dor esteja incomodando. Se possível procure um dermatologista para a indicação de medicação apropriada. Durante o processo de cura aplique pomadas cicatrizantes especialmente voltadas para queimaduras de pele.

Abaixo estão listadas algumas pomadas vendidas largamente no mercadoe que servem para o tratamento de queimaduras em cordas de esalada.

  • Picrato de Butesin
  • Bepantol
  • Hipoglos
  • A+D
  • Cicaplast Baume B5
  • Mustela

Foto do Topo: http://www.sloclimbing.com/

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.