Veja como o montanhismo é usado para empoderar mulheres no Afeganistão

O regime Talibã é considerado um dos mais radicais e primitivos da história, principalmente em relação às mulheres. No Afeganistão, submete as mulheres a tratamentos desumanos, chegando até a marginaliza-las, causando grande indignação ao redor do mundo.

Do Hindu Kush (7.690 m) às montanhas Pamir, são as cordilheiras que cobrem o Afeganistão. Embora a topografia acidentada do país receba montanhistas de todo o mundo, poucas mulheres afegãs escalaram essas montanhas. A Ascend Athletics está trabalhando para mudar isso.

Fundada em 2014, a organização sem fins lucrativos Ascend Athletics desenvolve habilidades de liderança e confiança de jovens mulheres afegãs por meio de treinamento de liderança baseado em esportes, principalmente montanhismo. A cada ano, a organização recruta uma equipe de meninas afegãs de 15 a 24 anos, para um rigoroso programa de dois anos que envolve treinamento físico, escalada, habilidades de sobrevivência, engajamento cívico e montanhismo. Os módulos desafiam os participantes, tanto fisicamente quanto mentalmente, para construir sua resiliência, independência e confiança.

O programa da Ascend Athletics depende muito de voluntários internacionais que vão ao Afeganistão e dedicam seu tempo a ensinar novas habilidades às meninas. Para muitas jovens do Afeganistão, é raro sair de casa para outra coisa que não a escola. O programa da Ascend Athletics permite que as meninas não apenas escalem montanhas, mas também construam amizades duradouras, transformando jovens mulheres em líderes através do serviço comunitário e do montanhismo. O objetivo desta organização sem fins lucrativos é capacitar as mulheres jovens naquele país, ajudando-as a encontrar a confiança e a força dentro de si.

Por causa de décadas de turbulência social durante a invasão soviética, guerra civil e o regime do Taleban, o Noshaq (7.492 m), montanha mais alta do Afeganistão, ficou fechado para praticantes de trekking e alpinistas por quase 30 anos, somente abrindo em 2009. Portanto, nada mais apropriado que a Ascend Athletics levá-las ao deserto para escalar o Noshaq. A atividade é uma oportunidade que estas garotas provavelmente não teriam alguns anos atrás.

Hanifa Yousoufi

Hanifa Yousoufi

Se você se pergunta qual o resultado da iniciativa, a resposta é Hanifa Yousoufi, de 24 anos, que no ano passado se tornou a primeira montanhista afegã a escalar o monte Noshaq. Para se ter uma ideia da importância desta conquista, basta dizer que apenas três outros afegãos chegaram ao cume (todos homens). Uma conquista relevante em um país culturalmente conservador, onde quase não há possibilidades culturais para as mulheres entrar no montanhismo.

A expedição foi liderada pela guia da montanha Emilie Drinkwater, uma montanhista e esquiadora que é uma das nove norte-americanas com credenciamento do IFMGA . Um dia antes do grupo da Ascend Athletics voar de Cabul, capital do Afeganistão, para a pista de pouso mais próxima para caminhar até o Acampamento Base, o Taleban atacou um distrito próximo. A organização da expedição rapidamente providenciou que o grupo voasse para uma vila mais segura, para continuar com a escalada.

Yousoufi, que casou aos 15 anos de idade e agora está divorciada, nunca tinha feito abdominais há três anos. Mas após treinamento intenso, fez história e quer servir de modelo para outras mulheres em seu país. “Fiz isso para todas as garotas”, disse Yousoufi após a subida. “As meninas do Afeganistão são fortes e continuarão fortes”, completou.

O vídeo sobre Ascend Athletics pode ser assistido no topo do artigo.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.