Veja a classificação final do 10º Master de Boulder no Chile – Torneio evidenciou panorama da escalada sulamericana

Aconteceu no último final de semana a 10º edição do Master de Boulder no Chile (mais precisamente na capital Santiago), com o maior nível técnico da história do torneio.A edição de 2017 teve recorde de inscrições e contou com o maior número de estrelas, celebridades e sub-celebridades de sua história.

Os organizadores do torneio, após fazer uma parceria com uma empresa de bebidas, investiram pesado para fazer da edição a maior de sua breve existência. Para causar um interesse sem precedentes trouxeram nomes de peso da escalada, com a clara intenção de fazer entusiastas e curiosos lotarem o Parque Juan Pablo II, Las Condes, região metropolitana da capital chilena, onde foi realizado o evento.

Foro: Gonzo Riobbo http://rocanbolt.com

Pela quantidade de atletas de renome, os quais sempre estão presentes em produções audiovisuais do esporte, especulava-se que o nível técnico seria tão alto que superaria qualquer campeonato sul-americano realizado até então. Consequentemente apenas os atletas mais preparados para um alto nível técnico de boulder se classificaram para a final. Desta maneira o torneio evidenciou, mesmo sem intenção, o retrato o qual se encontra o esporte no continente. Muitos dos que se declararam favoritos de chegar às finais, alardeando seus resultados parciais em redes sociais, apenas se classificaram para a semi-final.

Apesar do Master de Boulder não seguir nenhum formato de campeonato estabelecido pelo IFSC, a dificuldade das linhas propostas pelos route setters agradou bastante os atletas e deixou no ar para o público o que podem vir a ver em um torneio olímpico.

O torneio serviu também para consagrar definitivamente nomes como Valentina Aguado (Argentina) e Soho Langbehn (Chile), que despontam como as escaladoras mais fortes da atualidade. Valentina é a maior esperança de medalha olímpica da América do Sul. Da mesma maneira o técnico Mauricio Javier Ho, treinador do grupo de argentinos Valentina Aguado, Lautaro Sanchez e Rocio Becerra, desponta como maior nome da atualidade em descobrimento de talentos para a escalada esportiva.

O evento contou com uma novidade: A transmissão em streaming das finais (assista a íntegra da transmissão no topo do artigo). Apesar da organizadora não ter disponibilizado a premiação na transmissão, a novidade teve boa audiência e, espera-se, marcou a tendência de que esportes cada vez mais invistam em transmissão pela web.

Brasil

O grupo de brasileiros que se deslocaram para Santiago para competir não conseguiram resultados expressivos. Apenas um de todo o grupo conseguiu chegar às finais, entretanto não atingiu pontuação suficiente para figurar entre os quatro melhores do torneio.

No grupo não havia nenhuma representante para competir na categoria feminino.

Foro: Gonzo Riobbo http://rocanbolt.com

Pelos resultados apresentados no Master de Boulder, com um nível técnico muito perto do que é uma etapa da copa do mundo de escalada, a necessidade de evolução de treinamento, organização e, principalmente, representatividade ficou ainda maior.

Evidentemente que não espera-se que atletas brasileiros ganhem tudo sempre, mas levando-se em consideração o histórico de resultados no torneio, houve uma queda de rendimento considerável. Ainda dividido politicamente a organização de campeonatos de escalada começa a refletir nos resultados dos atletas.

Resultados

  • Masculino
  1. Alex Megos (Alemanha)
  2. Kilian Fischhuber (Áustria)
  3. Facundo Langbehn (Chile)
  4. Daniel Woods (EUA)
  • Feminino
  1. Valentina Aguado (Argentina)
  2. Soho Langbehn (Chile)
  3. Emily Harrington (EUA)
  4. Alejandra Contreras Pérez (Chile)

Foro: Gonzo Riobbo http://rocanbolt.com

Foro: Gonzo Riobbo http://rocanbolt.com

 

Foro: Gonzo Riobbo http://rocanbolt.com

Foto: Gonzo Riobbo | http://rocanbolt.com

There is one comment

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.