Vegano, Vegetariano e ‘baseado em plantas’: Qual a diferença?

Passeando por supermercados, procurando uma comida mais saudável para o seu trekking ou hiking já deve ter reparado em anúncios de dietas veganas, vegetarianas e ‘à base em plantas’ (plant based). Aqui mesmo na Revista Blog de Escalada há uma crítica do filme “The Game Changers”, o qual possui abordagem simplista e cheia de retórica para confundir o expectador, que tenta surfar na onda de alimentação sem proteína animal aproveitando do desconhecimento da população com os termos.

Mas, qual é a diferença? Todas essas formas de alimentação são baseadas em plantas, mas são bastante diferentes. Você ficou confuso com esses termos?

Você não está sozinho (a), por isso resolvemos fazer um guia básico para que saiba o que está consumindo.

Vegan / Vegano

Para muitos Millennials (também chamada de Geração Y e nascidos entre 1980 e 1995), Geração Z (nascidos entre 1995 e 2010) e até mesmo para a Geração Alpha (nascidos a partir de 2010) o veganismo é uma coisa nova, revolucionária e serve para dar identidade a toda uma geração de pessoas mais saudáveis e visionárias. Embora possa parecer uma coisa nova, foi Donald Watson, defensor dos direitos dos animais inglês, que cunhou o termo “vegano” em 1944.

A história do vegetarianismo já foi contada aqui mesmo na Revista Blog de Escalada, e no artigo fica explícito que abdicar de consumir proteínas animais, assim como outros produtos de origem animal, não é uma coisa nova, muito menos recente. De maneira resumida, os veganos (vegans em inglês) se concentram em proteger os animais evitando todos os produtos de origem animal.

A Vegan Society, instituição de caridade registrada e a organização vegana mais antiga do mundo, fornece uma definição clara de veganismo:

O veganismo é um modo de vida que busca excluir, tanto quanto possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra os animais para alimentação, vestimenta ou qualquer outro propósito.

A partir dessa definição, é importante deixar claro que um indivíduo seguir uma dieta vegana sem seguir o estilo de vida vegano. Nesse caso, a pessoa pode ser definida como um vegano “dietético” ou um “comedor à base de plantas”. Para aquele que prefere o caminho do radicalismo dentro do conceito vegano, o termo usado pela comunidade é o vegano ético.

Um vegano dietético não iria necessariamente parar de usar couro ou lã, ou apenas comprar cosméticos ou itens domésticos que não foram testados em animais. É comum que os veganos dietéticos decidam adotar uma dieta baseada em vegetais por razões de saúde.

Por outro lado, um vegano ético é alguém que essencialmente segue a definição acima mencionada de veganismo e, além da alimentação, evitariam outros produtos de origem animal (como couro , seda e lã ) e também tentariam evitar todos os produtos testados em animais.

Existem algumas exceções notáveis, como medicamentos e vacinas, que se enquadram na seção “na medida do possível e praticável” da definição de veganismo no que diz respeito a quase todos os veganos.

Pessoas que adotam dietas veganas ou vegetarianas tendem a comer muitos alimentos integrais frescos. No entanto, ainda há espaço para alguns produtos processados como queijo vegetal, carnes falsas, batatas fritas, refrigerantes, cereais em flocos, bebidas alcoolicas, etc.

Vegetarianos

Os vegetarianos evitam comer carne ou outras partes de um animal. No entanto, existem diferentes “tipos” de vegetarianos. Eles diferem na ingestão de subprodutos animais como ovos e laticínios. Por exemplo:

  • Ovo-lacto: a dieta vegetariana ocidental mais comum. Permite ovos, laticínios e mel.
  • Ovo: permite ovos e mel, mas não laticínios. Os ovo-vegetarianos frequentemente se opõem às práticas da indústria de laticínios.
  • Lacto: os lacto-vegetarianos comem laticínios e mel, mas não ovos. Essa prática evoluiu de culturas que não consideram os ovos vegetarianos.
  • Veganismo : uma dieta vegana inclui apenas plantas. Isso significa que até o mel está fora do cardápio. No entanto, como dito acima, o veganismo não é apenas uma dieta e é todo um estilo de vida.

À base de plantas

Uma dieta à base de plantas (também chamada dieta rica em vegetais) é baseada em vegetais ou uma dieta rica em vegetais e consiste na maior parte ou totalmente de alimentos vegetais. Inclui não apenas frutas e vegetais, mas também nozes, sementes, óleos, grãos inteiros, legumes e feijões. Isso não significa que você seja vegetariano ou vegano e nunca coma carne ou laticínios.

O termo “dieta à base de plantas” abrange uma ampla gama de padrões dietéticos que contêm menores quantidades de produtos de origem animal e maiores quantidades de produtos vegetais. A dieta pode ser definida como “consistindo em grande parte ou exclusivamente de vegetais, grãos, leguminosas ou outros alimentos derivados de plantas, em vez de produtos animais”.

O Dr. Thomas Colin Campbell, bioquímico norte-americano especializado no efeito da nutrição na saúde a longo prazo, introduziu a dieta à base de plantas no início dos anos 1980. Ele usou o termo “baseado em plantas” para separar a ciência da dieta da ética vegana.

No entanto, nas últimas três décadas, a definição de baseado em plantas mudou. Como resultado, agora existem várias definições. Em alguns casos, as pessoas usam dieta baseada em vegetais e dieta vegana com o mesmo significado.

“À base de plantas” nem sempre significa “sem carne”. Significa que a maioria dos alimentos vem de fontes vegetais. Portanto, essa dieta permite produtos de origem animal (carne, laticínios e mel) em pequenas quantidades.

Obviamente que muitas dietas à base de plantas fazer excluir produtos animais.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.