Livro da Semana: “Vantage Point” – Vários

Todo escalador ao menos uma vez na vida já deve ter entrado em contato com a revista norte-americana Climbing Magazine. Durante muito tempo, a revista foi referência para todos os praticantes da modalidade em todo o mundo. Faz parte da linha editorial sempre privilegiar a ciência e o conhecimento, para que cada edição da revista pudesse ser uma espécie de item de colecionador.

Publicada pela primeira vez em 1970, é publicado nove vezes por ano e tem sede na cidade de Boulder, no estado norte-americano do Colorado. Com a modernização e popularização dos meios de comunicação, a revista, assim como várias outras publicações, não soube modernizar e ficou deixando de ser referência. Em 2007, foi comprada pela Skram Media, editora da Urban Climber Magazine, que posteriormente descontinuou o título, ficando somente dedicada à Climbing. Posteriormente, em 2010, a editora foi comprada pela Active Interest Media.

De acordo com informações de auditoria de leitores, a revista estima que é lida por 120.000 leitores. Atualmente o ponto forte do veículo, como não poderia deixar de ser diferente, é a internet que, de acordo com números aferidos pelo similarweb.com, chegou no último mês a uma média de 575.000 visitantes únicos.

Do mesmo jeito que no Brasil, várias mídias impressas vêm patinando no objetivo de reinventar o modelo de negócio falido que são as revistas impressas. Diferentemente dos EUA, no Brasil os meios impressos, quase todos, já estão em recuperação judicial (um nome moderno que substituiu a falência). Muitos dos profissionais destas já quase extintas revistas ainda olham o passado para tentar revivê-lo, sem apostar com força em um novo modelo editorial. Atualmente as receitas destes veículos, sobretudo no Brasil, se equilibram por vendas de anúncios a governos (por isso os estes veículos e editoras acabam premiando políticos corruptos como “personalidade do ano”) e uma política de corte de custos que refletiu na qualidade dos produtos, que já não era considerada grande.

Neste ano de 2018, a revista, ainda tentando resgatar o protagonismo perdido nas últimas décadas, irá lançar “O Vantage Point”, uma coleção das histórias inspiradoras, instigantes e bem-humoradas apresentadas no veículo nas últimas cinco décadas. O livro, ao que parece, é uma tentativa similar a que vários veículos tentam fazer na última década, que é apelar ao saudosismo dos leitores ao resgatar textos considerados icônicos.

Essa antologia de contos clássicos terá várias sessões, com novo texto de um escalador notável de cada época. Os escaladores que terão suas histórias descritas na obra serão: Chris Sharma, Beth Rodden, Jim Erickson, entre outros.

Ficha Técnica

  • Título: Vantage Point – 50 Years of the Best Climbing Stories Ever Told
  • Autor: The Editors of Climbing Magazine
  • Edição: 1ª
  • Ano: 2018
  • Número de páginas: 256
  • Editora: Falcon Guides

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.