O próximo mês de Novembro terá muitas atrações para quem é praticante de atividades outdoor. Estão programadas lançamentos de dois filmes que procuram mostar um prisma, hollywoodiano claro, de produções com dramatização e roteirizado.
Antes de fazer planos de ser o primeiro a comprar o ingresso, é importante lembrar que sempre que alguém decide fazer um filme sobre o universo outdoor, várias liberdades artísticas são tomadas e, como sempre acontece, dificilmente são digeridas pela comunidade.
Jungle
- Nome: Jungle
- Duração: 1h55min
- Direção: Greg McLean
- Elenco: Daniel Radcliffe, Alex Russell e Thomas Kretschmann
- Nacionalidade: EUA
O filme “Jungle” tem como protagonista o ator inglês Daniel Radcliffe em uma história baseada em fatos reais. A produção é inspirada no livro escrito por Yossi Ghinsberg (Jungle: A Harrowing True Story of Survival )que narra a história segue um grupo de amigos atraídos pela promessa de encontrar aldeias e tribos isoladas na Bolívia.
Juntos decidem partir rumo à floresta tropical em uma expedição dos sonhos. Todo o filme é ambientado no ano de 1981.
Como já é mostrado no trailer, diversos problemas e desentendimentos acontecem e Yossi e Kevin Gale tentam encontrar um caminho próprio sem o guia da expedição. Como a ideia não é muito inteligente, o protagonista acaba sobrevivendo por três semanas se alimentando apenas de um ovo por dia, até ser resgatado à beira da morte. Para o papel, Daniel Radcliffe sofreu uma severa perda de peso para reproduzir o personagem.
O filme estreia no Brasil no final do mês de outubro.
Gabriel e a Montanha
- Nome: Gabriel e a Montanha (Gabriel et la Montagne)
- Duração: 2h11min
- Direção: Fellipe Barbosa
- Elenco: João Pedro Zappa, Caroline Abras, Leonard Siampala
- Nacionalidade: Brasil, França
No ano de 2009, o economista Gabriel Buchmann resolveu fazer um mochilão na África. A viagem era também um estudo para o doutorado sobre políticas públicas para Universidade da Califórnia. Na jornada Gabriel escalou os 5.895 metros do Kilimanjaro (5.895 m).
Entretanto, enquanto escalava o Monte Mulanje (3.002 m), no Malauí (país da África Oriental), quando morreu de hipotermia. Seu corpo só foi encontrado 19 dias depois.
Noites Brilhantes
- Nome: Noites Brilhantes (Helle Näshte)
- Duração: 1h26min
- Direção: Thomas Arslan
- Elenco: Georg Friedrich, Tristan Göbel, Marie Leuenberger, Hanna Karlberg, Aggie Peterson
- Nacionalidade: Alemanha, Noruega
Michael precisa viajar para a Noruega para o funeral de seu pai. Com sua irmã relutante a ir, ele se vê sozinho com Luis, seu filho de 14 anos com quem mantém quase nenhum contato.
Michael tenta se aproximar do garoto enquanto eles exploram o remoto norte norueguês por alguns dias. Mas a primeira viagem dos dois juntos se revela muito mais difícil do que o esperado.
Sete Cabeças
- Nome: Sete Cabeças (Siete Cabezas)
- Duração: 1h40min
- Direção: Jaime Osorio Márquez
- Elenco: Alexander Betacur, Valentina Gómez, Philippe Lagler, Andrés Castañeda, Carlos Marinho
- Nacionalidade: Colombia
O mundo está prestes a acabar. Dois biólogos são enviados a uma reserva natural para investigar a inexplicável morte de todos os seres vivos do lugar.
O misterioso guarda-florestal do parque fica profundamente afetado por essa inquietante visita. Apenas um sacrifício pode salvar o mundo.

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.