Universitária realiza pesquisa sobre viabilidade de academias de escalada – Resultados serão avaliados em curso de empreendedorismo

A viabilidade econômica de academias de escalada é um assunto que existem poucos estudos acadêmicos, especialmente se comparado aos estabelecimentos de outras modalidades esportivas. O que existe atualmente são muitas histórias e poucos estudos sobre a viabilidade econômica das academias de escalada no Brasil. Por isso há no universo outdoor uma lenda, não comprovada, de que uma academia de escalada é um empreendimento inviável e fadado a prejuízo e fracasso.

Para reforçar esta “lenda” há inúmeras histórias e estudos de caso circulando no boca-a-boca dentro universo outdoor. Lembrando sempre que, aos olhos da administração de empresas o único negócio ruim que existe é aquele que é mau administrado.

Porém para verificar se de fato um empreendimento de um esporte que, pelo menos em teria, populariza-se cada vez mais, uma estudante da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, mais especificamente A PUC Minas no Coração Eucarístico, viu uma interessante oportunidade de estudo sobre a viabilidade, ou não, de uma academia de escalada. O local escolhido para implementação da academia foi a região do Padre Eustáquio, em Belo Horizonte.

Desta maneira a estudante Carolina Oliveira decidiu fazer um trabalho acadêmico, da Disciplina de Empreendedorismo II, que, nas palavras da estudante, poderá ou não vir a ser algo verdadeiro. A primeira fase do estudo é levantar dados e saber de forma quantitativa quantas pessoas que praticam escalada e treinam frequentemente.

A partir destes dados estatísticos será possível para a estudante realizar pesquisas sobre custos básicos, impostos, infra-estrutura e receptividade da comunidade local.

A estudante pede que todos respondam corretamente as questões e garante que os resultados, assim que publicados e avaliados pelos professores, serão divulgados para a comunidade

Par participar da pesquisa acesse: https://pt.surveymonkey.com

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.