Under Armour planeja mergulhar de cabeça no mercado outdoor em 2016

A marca americana de produtos esportivos Under Armour anunciou no início deste ano que pretende criar vários produtos voltados para o público praticante de esportes outdoor.

Como é conhecido do público em geral a empresa é especializada na confecção de equipamentos esportivos, e foi fundada em 1996 e com sede na cidade americana de Baltimore, até o momento não possuía nenhum “braço” no universo de esportes outdoor.

O distinto logo da UA da marca vem ganhando a cada dia mais destaque em atletas de todo o mundo. Grandes nomes como Tom Brady (Futebol Americano), Stephen Curry (Basquete), Lindsey Vonn (Sky), Kyle Dietz (MMA) e John Jackson (snowboard) fazem parte do time de atletas patrocinados da empresa.

A top-model Gisele Bündchen também é patrocinada pela empresa, apesar de não ser atleta.

underarmour

Na edição de inverno da feira internacional de equipamentos outdoor que acontece todos os anos em Salt Lake City, nos EUA, a empresa já possuía um stand de destaque.

A empresa que movimenta aproximadamente US$ 3 bilhões não quer apenas investir em esportes mainstream como basquete, futebol americano, futebol e baseball, e planeja voltar sua atenção ao mercado outdoor.

Obviamente que grandes marcas como Nike, Adidas e Puma já tentaram isso antes.

A Nike, por exemplo, tentou introduzir sua linha ACG para equipamentos técnicos em 1989 mas que acabou focando mais no público de skate. A Adidas possui sua linha Outdoor desde 2011, porém investe em apenas indumentária e calçados, mas sem amplitude de modelos.

Há uma explicação para esta “timidez” das gigantes: por possuir uma identidade urbana acentuada, encontram dificuldade de incluir uma identidade e assim começar a ditar tendências como faz com outros produtos.

Mesmo assim, a Under Armour planeja alcançar o público consumidor com perfil outdoor observando as estratégias que não deram certo, e apostaram no caminho contrário.

Fazendo parte desta estratégia de conseguir atingir o público outdoor falando a língua deles está na adoção dos tecidos comuns aos equipamentos que vendem mais.

underarmour-2

Como assim? Um exemplo pratico: Enquanto a Nike, e outras marcas rivais, adotam tecidos com tecnologias próprias como “Nike NX”, “Nike Dry Fit”, “Adidas ClimaCool” e assim por diante. A Under Armour está investido em equipamentos que utilizam GoreTex e Polartec.

Ou seja, a marca consegue comercializar produtos com tecnologia que “falam” a língua do público outdoor, sem a necessidade de gastos em marketing para promover qualquer produto com designações novas.

O designer da Under Armor Kurt Gray, o qual já trabalhou para a The North Face, já declarou que está reunindo nomes conhecidos e experientes na elaboração de produtos outdoor.

A marca tem contratado pessoas que trabalham em marcas como Arc’teryx, Mountain Hardwear e Patagonia, para que além de conseguir dar uma identidade aos produtos, mas também saber como fazer o público se identificar

Porém o maior desafio da Under Armour é conseguir parecer autêntica e ter laços afetivos com o público. Isso porque se observarmos de maneira mais profunda, algumas empresas buscam por meio de marketing pesado inserir junto com a qualidade do produto a filosofia de existência da empresa.

Lindsey-Vonn-1

Um exemplo disso é:a marca Patagonia sempre procura mostrar sua dedicação à preservação de natureza e montanhas.  Pode parecer simplória à primeira vista o exemplo, especialmente para alguém que nunca sai da cidade, mas faz toda a diferença em quem está sempre em contato com os esportes outdoor.

Como será a estreia da marca no mercado Outdoor em 2016 ainda é um mistério, mas a Under Armour mostra que está levando a sério mudando toda a sua estrutura da cidade de Baltimore para a cidade de Portland.

No mês de março de 2016 irá lançar uma linha de tênis para trail running e equipamentos. Os próprios designers prometem autenticidade e inovação em todas as linhas a serem lançadas, e assim firmar no mercado outdoor.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.