Uma forma diferente de estabelecer metas

Um novo ano está em nossa frente, um tempo em que estabelecemos as metas que desejamos atingir. Dizer que queremos tingir metas, e atingí-las, são duas coisas bem distintas.

Ilustração: http://warriorsway.com

Ilustração: http://warriorsway.com

Devemos ser capazes de nos comprometer com o que dizemos que queremos atingir. Vamos examinar tres áreas que podem nos ajudar a entender como atingir as metas melhor: atenção no momento, o processo de aprendizagem e o comprometimento.

Primeiro, atenção no momento: as metas de resultados finais irão se manifestar algum dia no futuro, não hoje no presente. Focar em metas de resultados finais desvia nossa atenção para o futuro.

Ao invés disso, podemos identificar processos que queremos melhorar. Os processos ocorrem no presente. Com as metas de processos, nossa atenção não é distraída para o futuro, para um resultado final que queremos atingir;nossa atenção está focada no momento porque é nele que a meta existe.

Em segundo lugar, o processo de aprendizagem: as metas de resultados finais podem nos dar uma visão para direcionar nossas ações, mas, além disso, elas distraem nossa atenção. Nosso desejo de atingí-las cria expectativas de como pensamos que deveriamos progredir.

Estas expectativas estão baseadas em nosso conhecimento e perspectiva atual. Estamos olhando para o futuro, pensando que sabemos o que precisamos aprender ou quão rápido deveríamos aprender.

Foto: Melissa Arnot | http://eddiebauer.com

Foto: Melissa Arnot | http://eddiebauer.com

Isto cria frustração quando nossas expectativas não são alcançadas e desvia nosso foco para longe do que está ocorrendo no momento.

Precisamos aprender algo para alcançar metas. Cada momento carrega uma informação na qual devemos prestar atenção. Ao criar expectativas e se frustar, desviamos nossa atenção para longe dessa informação e retardamos ou inibimos o processo de aprendizagem.

Ao estabelecer metas de processos, nós identificamos processos que ocorrem no momento presente. Nenhuma expectativa é criada para que não nos frustremos. Nós simplesmente esperamos aplicar os processos ao melhor de nossa habilidade.

Esta abordagem nos permite permanecer receptivos a informação que está sendo revelada e nos da a oportunidade de usar essa informação para aprender. Não estamos olhando para o futuro, pensando que sabemos o que devemos aprender; estamos focados no presente, sendo receptivos ao que estamos aprendendo.

Em terceiro lugar, comprometimento: o comprometimento deve seguir imediatamente a decisão. Um comprometimento atrasado é um comprometimento fraco. Não podemos nos comprometer efetivamente com metas de resultados finais.

Podemos apenas nos comprometer com decisões que nos permitem tomar ação imediata. Os processos nos permitem tomar ação imediata. Podemos identificar as metas de resultados finais, mas podemos nos comprometer somente com os processos que nos movem na direção dessas metas.

Nós também tendemos a ver as metas de resultados finais como um grande obstáculo, que nos prendem como vitimas de um pensamento de tudo-ou-nada. Isto enfraquece nosso comprometimento quando encontramos dificuldades.

Nos comprometemos a fazer nada porque não achamos que podemos conseguir cumprir tudo.Ter metas de processos não nos coloca no pensamento de tudo-ou-nada. Os processos permitem que nos comprometamos com vários pequenos obstáculos.

Isto sustenta nosso comprometimento porque cada pequeno obstáculo é uma pequena quantidade de dificuldade, que é mais fácil para nós trabalharmos em cima e alcançar.

Nós perdemos a eficácica em atingir metas porque nossa atenção está separada das ações que devemos tomar no momento. Devemos deslocar nossa abordagem para que nossa atenção esteja focada na meta em si. Somente podemos fazer isto com metas de processos.

Colocar nossa atenção focada no presente, no processo de aprendizagem, nos ajuda a comprometer e agir efetivamente no que falarmos que faremos.

Dica Prática: Estabelecendo metas de processos

Minha meta de processo é: Diminua a velocidade e seja curioso. Não basta apenas estabelecer a meta de processo.

Voce também precisa identificar como a aplicará fisica e mentalmente. O que eu farei fisica e mentalmente para demonstrar que estou diminuindo a velocidade e permanecendo curioso?

Fisicamente, eu diminuo a velocidade da minha caminhada e mantenho um foco de olhos-suaves ou aberto. Mentalmente, eu estabeleço uma intenção de processo cada manhã: diminuir a velocidade e permanecer curioso.

Entao, eu percebo se estou me apressando ou ficando frustrado, o contrário de diminuir a velocidade e ser curioso, e redireciono minha atenção para minha intenção.

Identifique uma meta de processo para voce. Depois, identifique o que voce fará com seu corpo (físico) e com sua mente (mental) cada dia para demonstrar que voce está focado nesse processo.

Lembre-se, para melhorar seu comprometimento voce deve ser capaz de focar sua atenção no momento da meta em si.

1-WarriorsWaylogo_

O livro “The Rock Warrior Way – Mental Training for Climbing” está à venda traduzido para a língua portuguesa no Brasil em: http://www.companhiadaescalada.com.br/

Tradução do original em inglês: Gabriel Veloso

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.