Um montanhista morre e outro desaparece no Annapurna

Um montanhista irlandês morreu e um indiano está desaparecido depois de caírem em uma fenda em dois incidentes separados no Monte Annapurna (8.091 m). De acordo com informações divulgadas pelas agências nepalesas de montanhismo o montanhista indiano identificado como Anurag Maloo adoeceu enquanto descia o cume, mas sobreviveu depois de passar uma noite nas duras condições da montanha.

O irlandês Noel Hanna, 56, morreu na segunda-feira enquanto descia do cume do Annapurna , disse Thaneswar Guragai, da agência Seven Summit Treks, com sede em Katmandu. Seu corpo foi levado para a base e para Katmandu, disse Guragai. Hanna havia subido o Monte Everest dez vezes e concluído as subidas das montanhas que fazem parte do Seven Summits.

Noel Hanna também foi a primeira pessoa da Irlanda a escalar e descer com sucesso do K2.

Baljeet Kaur tinha chegado ao cume na segunda-feira, mas sofreu exaustão na descida porque não estava carregando oxigênio suplementar, disse Pasang Sherpa, da empresa Pioneer Adventure, que equipou a expedição e organizou o resgate. Kaur passou a noite na montanha até conseguir fazer contato e ser resgatada por um helicóptero, acrescentou.

Três sherpas estão desaparecidos desde a semana passada, quando caíram em uma fenda em um trecho particularmente difícil do Monte Everest, acima do acampamento base da montanha . A profundidade da fenda é estimada em 50 metros.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.