Última etapa da Copa do Mundo de escalada de 2022 acontece no Japão

Neste final de semana acontecerá a última etapa da temporada da Copa do Mundo de escalada. Por conta do desempenho acima da média de alguns escaladores, além de um calendário de competições na temporada que necessita ser repensado, a etapa que acontece na cidade japonesa de Morioka já está decidida. Entretanto, para observar os novos talentos para a próxima temporada a competição, que acontece de 20 a 22 de outubro, a competição promete ser interessante.

Conforme foi noticiado, o campeonato na disciplina de vias guiadas já foi decidido em setembro em Jacarta condecorando o trabalho de base exuberante dos eslovenos. Os atletas Janja Garnbret (pela quinta vez na carreira) e Luka Potocar foram os grandes vencedores.

A vitória eslovena confirmou o país como grande potência da escalada esportiva mundial. Entretanto, houve quem equivocadamente acreditasse que passar um breve período de estágio a Eslovênia serviria para “descobrir segredos” adiantaria para alavancar o trabalho de treinamento.

Entretanto, o trabalho de base esloveno é feito, há tempos, a longo prazo e, principalmente, envolve planejamento a longo prazo e, evidentemente, baseado em meritocracia de atletas e profissionais envolvidos na preparação. Filosofias de trabalho ainda longe de ser assimilada pela cultura sul-americana, mais afeita a valorizar afinidades pessoais acima de resultados.

Última etapa da Copa do Mundo de Escalada de 2022

Copa do Mundo de escalada

Foto: Lena Drapella/IFSC

Na Copa do Mundo de escalada em Morioka, os competidores tiveram mais uma vez a oportunidade de testar o formato olímpico, ou seja, duas provas para pontuação: bouldering e vias guiadas. Conforme foi amplamente publicado pela Revista Blog de Escalada, o novo formato que será utilizado daqui a dois anos nas Olimpíadas de Paris, estreou durante o Campeonato Europeu em Munique, em agosto.

Os melhores atletas na ocasião foram Janja Garnbret e Jakob Schubert. Na luta pelo ouro, o austríaco enfrentou Adam Ondra, considerado o melhor escalador esportivo da atualidade, e saiu vitorioso.

A competição em Morioka será transmitida para o Brasil pelo Canal Olímpico (semifinais e finais), sendo somente possível ser assistido pelo site. Com o uso de uma VPN, pode ser assistido pelo canal de Youtube da IFSC.

O Programa da competição pode ser conferido no site da IFSC.

Trabalho de base e resultados

Foto: Lena Drapella/IFSC

Faz parte da obrigação moral de toda federação ou Liga independente criar uma base de talentos para que sempre haja competidores de alto nível em seu plantel. A renovação de competidores deve ser constante e bem planejada.

É equivocado o pensamento de que uma renovação de base pode ser feita em curto espaço de tempo, ou mesmo apenas em um ciclo olímpico de quatro anos. Exemplo disso tomemos os EUA, que possuem uma cultura esportiva consolidada, que demonstraram como trabalhar a base de novos atletas como poucos países.

Nos jogos de Tóquio 2020, os EUA já possuíam atletas finalistas, mas sem muito destaque durante a temporada regular da Copa do Mundo de Escalada. Mas para as olimpíadas de Paris 2024, já há atletas que frequentam constantemente o pódio na temporada regular da Copa do Mundo de Escalada da IFSC.

Qualquer atleta do continente americano que sonha em chegar a uma Olimpíada e não está frequentando pelo menos as semifinais da temporada da Copa do Mundo de Escalada, possui chances de superar canadenses e norte-americanos em um confronto continental próximo a zero.

Além disso, qualquer federação que sonha em colocar atletas de sua base (que deveria ter começado há mais de 6 anos) com chances de se classificar, deve obrigatoriamente ter representantes nos Jogos Olímpicos da Juventude. Para chegar a ela, os atletas em idade para entrar devem se destacar em seus torneios continentais.

A título de exemplo, na última edição, realizada em Buenos Aires em 2018, Eslovênia, Japão, Espanha, Alemanha, Chile e Argentina possuíam representantes e hoje, quatro anos depois, colhem os frutos. A saber, o Brasil não teve nenhum representante, nem enviou ninguém para acompanhar as provas.

Eliminatórias femininas destaca seleções que apostaram na base

Parte da nova geração de talentos, os quais são lapidados desde a mais tenra idade está a japonesa Ai Mori, de apenas 19 anos que já frequenta o pódio nesta temporada.

A competição de Morioka começou hoje com duas rodadas de qualificação, com os 20 melhores de cada evento avançando para as semifinais do combinado de bouldering e vias guiadas. Competindo em casa, Ai Mori dominou as eliminatórias feminina, somando 83,2 pontos na rodada de bouldering, e somando 100,0 perfeitos de vias guiadas, para um total de 183,2, o que a colocou mais de 20 pontos à frente de sua competidora mais próxima.

Outro jovem talento da nova geração, a norte-americana Natalia Grossman, de 21 anos, ficou em segundo lugar com 160,8 pontos. Seguida de outro novíssimo (tanto em idade como em estrelato) talento: a francesa Oriane Bertone, de 17 anos, que fez uma rodada quase perfeita de bouldering: 99,3 e 60,1.

A média de idade das três primeiras classificadas é de pouco mais de 18 anos, contrastando com países que depositam esperanças de resultados em atletas com mais de 30 anos. Nos próximos dois anos estas atletas estarão no pico da forma física, o que não se pode dizer o mesmo com quem já passou dos 30 anos.

Conhecido pelo seu trabalho de base, o Japão classificou mais sete escaladoras japonesas para a semifinal feminina combinada: Ito Futaba, Nonaka Miho, Aoyagi Mia, Kura Nanako, Tanii Natsuki, Nakagawa Ryu e Ota Risa.

Para os resultados completos do evento feminino bouldering e vias guiadas clique aqui.

Copa do Mundo de Escalada masculina mostra novos nomes

Foto: Lena Drapella/IFSC

O norte-americano Sean Bailey, de 26 anos, conquistou a primeira posição graças a um ótimo desempenho na parede de vias guiadas, onde marcou 84,1 pontos, somando-os aos 79,1 que marcou na rodada anterior de boudering e terminou com 163,2.

O único escalador com melhores resultados na rodada vias guiadas foi o suíço Sascha Lehmann, de 24 anos, que ficou em segundo lugar com 150,6 pontos, enquanto o japonês Tomoa Narasaki, 26 anos, ficou com o terceiro lugar com 139,0.

Assim como no feminino, a equipe japeonesa levou oito atletas para a semifinal masculina: Narasaki, Homma Taisei, Ogata Yoshiyuki, Yurikusa Ao, Kawamata Rei, Yoshida Satone, Higuchi Masahiro e Fujii Kokoro.

Para os resultados completos do evento masculino bouldering e vias guiadas clique aqui .

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.